Parabéns Mónica

Rui Marote

Antecipamos que o Funchal Noticias terá, com este Estepilha, um novo recorde nas visualizações… obrigado Ronaldo!
O nosso quintal, Avenida das Comunidades, Calçadão – Avenida Sá Carneiro, continua a ser um viveiro de noticias regionais.
A nossa montra é o Porto do Funchal e a nossa rede é bafejada diariamente por pequenas notícias, que apelidamos de ” ruama”.


Por vezes dá à costa peixe graúdo, com engodo ou com isca de camarão.
Hoje, ao chegarmos à Praça CR7, a escultura do maior jogador do mundo  ostentava ao pescoço um dístico – “Parabéns Mónica” – e um balão azul.
Não resistimos, claro, em fotografar. Interrogavámo-nos sobre quem seria a Mónica… Mistério.


No regresso depáramos no edifício do Hotel Pestana – CR7, a escassos metros da porta principal, com um grande “lençol” colocado na fachada, anunciando um festival de cinema.
Cheguei a pensar que estava no Chão da Lagoa a assistir a uma classificativa do Rally Vinho da Madeira. Numa zona nobre do Funchal, este lençol, que conspurca a fachada do hotel, a qual já ostenta uma série de reclames luminosos, ainda carregua com mais esta faixa de tecido…


Será que o Pestana colocaria este lençol à entrada do Pestana Casino Hotel ou no Largo Nobre na sua primeira unidade hoteleira? o outro sponsor do Festival é o Belmond Reid`s Palace Hotel, que de certeza que não ostenta este lençol. Aqui é outra música… As decorações na Praça CR7 têm outra flexibilidade…
Continuámos o nosso percurso e estamos de regresso à escultura de Ronaldo.
O dístico tinha mudado e o maior do mundo carregava às “costas “tudo menos caspa. “Parabéns Mónica”, continuava a ler-se, já dum outro ângulo e com maior força, uma vez que o logótipo do craque se enquadrava na imagem.


Eram 8h50 quando os funcionários do museu que chegavam retiraram essa publicidade gratuita.
Não é a primeira vez que acontecem estes episódios às pobres esculturas. Nos quatro cantos do mundo as obras de arte pública são periodicamente alvo deste tipo de manifestações.
O nosso ‘Semeador’ tem sofrido, ao longo dos anos, várias peripécias  que aqui recordamos, como quando apareceu de fraldas.
A estátua de Júlio Dinis, na Rua da Carreira, é mensalmente alvo dessas espontaneidades e ate os embriagados mantêm  com o escritor um diálogo sem resposta.
Mas voltamos à Mónica: será que este estranho caso está relacionado com a notícia do jornal alemão Der Spiegel, relatando um acordo para retirar uma alegada queixa de uma violação a uma mulher de 20 anos em 2009… ?
Decorreram oito anos e só agora, para denegrir a imagem do madeirense, isto é noticia. Um caso escondido por 258 mil euros e que Cristiano intitula de “ficção”. O jogador irá processar o jornal alemão, já tendo dado ordens ao seu advogado para o fazer.
Estepilha, a grande resposta a estas maledicências foi dada na passada quarta-feira, quando o craque deu duas pastilhas “Saridon”ao Bayern. Que se cuidem os alemães, porque para próxima será um bidão de Nívea.
Quanto à Mónica deve estar certamente “embeiçada” pelo jogador. Estepilha…