Aluna da UMa estagiou oito semanas na Siemens, na Alemanha

Segundo uma informação divulgada pela Universidade da Madeira, a aluna do 3º ciclo em Física da Universidade da Madeira (UMa), Helena Kaufmann, realizou um estágio de oito semanas no Centro de Investigação e Desenvolvimento da Siemens Corporate Technology em Erlangen, na Alemanha.
O estágio decorreu entre Fevereiro e Março e foi realizado no âmbito de uma parceria entre a
Siemens e a UMa. No âmbito desta parceria, estabelecida há uma década, a Siemens compromete-se a apoiar as investigações no Departamento de Física da UMa. O montante deste apoio atingiu valores bastante significativos nos últimos anos, permitindo à UMa financiar vários bolseiros, entre os quais Helena Kaufmann.
De acordo com Helena Kaufmann, o estágio foi uma experiência enriquecedora e uma mais-valia no seu currículo, pois permitiu um primeiro contacto com o ambiente de trabalho na indústria. Na opinião da aluna da Universidade madeirense,, este último distingue-se do ambiente académico em muitos aspectos, em particular por prazos de desenvolvimento de soluções e produtos para os clientes muito mais rígidos e regras de confidencialidade também muito apertadas.
Helena Kaufmann destaca ainda o contacto com os colegas da indústria, que proporcionou uma troca de conhecimentos e experiências na área da modelação numérica de descargas eléctricas em vácuo e instigou uma discussão para futuros estágios e cooperações.
Um estágio deste género é uma condição necessária, embora não suficiente, para a possibilidade de ser contratada pela Siemens depois do fim de estudos na UMa. Contratar
recém-doutorados das universidades parceiras é uma prática geral da Siemens, bem como
doutras empresas de alta tecnologia, refere a UMa.