Domingo de Ramos: Bispo cita Papa e exorta jovens a saírem do sofá

O bispo do Funchal, D. António Carrilho presidiu hoje às celebrações de Domingo de Ramos que marcam o início a Semana Santa.

A cerimónia começou com a “bênção dos ramos” na igreja do Colégio, seguindo-se a Procissão até à Sé e a Eucaristia.

Esta ano, as cerimónias assinalaram ainda o 32.º Dia Mundial da Juventude, que tem por tema “O Todo-poderoso fez em mim maravilhas”.

“O Domingo de Ramos é, assim, a porta que abre solenemente a Semana Santa, na qual se celebra e atualiza o acontecimento mais importante da nossa fé cristã: o Mistério Pascal da paixão, morte e ressurreição de Jesus”, disse o bispo do Funchal na homilia, na Sé.

Dirigindo-se em especial aos jovens, apelou a que levassem a alegria da fé em Jesus “aos que sofrem, às famílias, escolas e universidades, lugares de trabalho e aos amigos. Contai aos outros jovens a vossa alegria de ter encontrado aquele precioso tesouro que é o próprio Jesus, usando até para o efeito as modernas tecnologias”.

O Prelado diocesano sugeriu que a mensagem do Papa para este Dia seja lida e meditada na íntegra nos grupos juvenis da diocese, tendo como principal referência “Maria”,  uma “jovem cheia de fé”, conhecedora da Palavra de Deus, “mulher corajosa”, disponível e generosa para servir, comprometida na missão (não “jovem de sofá”, como  alertara já o Papa Francisco em Cracóvia, na JMJ de 2016.