Curso Intensivo em Empreendedorismo e Inovação Empresarial arranca amanhã

Decorre entre amanhã e quarta-feira, dia 12 de abril, no Hotel Vila Galé Santa Cruz,  a 9ª edição do Curso Intensivo em Empreendedorismo e Inovação Empresarial, promovido pela Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura através da Startup Madeira no âmbito do projeto rs4e – road show for entrepreneurship,

Esta iniciativa,promovida pelo nono ano consecutivo, é realizada em parceria com o AUDAX – Centro de Investigação e Apoio ao Empreendedorismo e Empresas Familiares do ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, e envolve cerca de 70 estudantes de Universidades e Institutos Politécnicos do país de diferentes áreas de formação e nível de ensino (Licenciaturas, Pós-graduações, Mestrados ou Doutoramentos).

Durante dois dias, os alunos terão acesso a conteúdos teóricos lecionados por docentes do ISCTE e divididos pelos seguintes módulos programáticos: A Criação de Valor em Projetos Empresariais; Liderança e Team Building; Tecnologias e Aplicações web-based; Inovação e Marketing; Ferramentas de Análise Financeira; Como estruturar uma ideia de negócio? e Técnicas de Apresentação.

Após a participação nos módulos teóricos, os alunos serão ainda convidados a desenvolver uma ideia de negócio. Esta atividade será executada em pequenos grupos de trabalho multidisciplinares e contará com o auxílio dos docentes do ISCTE.

No último dia do curso, os alunos irão apresentar a sua ideia de negócio a um júri formado por representantes dos promotores, parceiros e patrocinadores do rs4e, que selecionará os três melhores trabalhos desenvolvidos.

A cerimónia de entrega de prémios terá lugar no dia 12 de abril às 17h30 e contará com a presença do Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus. A equipa classificada em primeiro lugar participará num programa de intercâmbio de opinião e experiências em empreendedorismo. Os segundos e terceiros classificados receberão prémios monetários oferecidos pelo Santander Totta – patrocinador oficial do projeto rs4e – e SDM respetivamente.

Refira-se ainda que esta iniciativa, pretende não só estimular o empreendedorismo e a inovação, através do conceito “learning by doing”, mas também aumentar as competências pessoais dos jovens madeirenses, numa época em que a aprendizagem assume um papel preponderante e durante a qual a capacidade de identificar eventuais oportunidades pode ser uma grande ajuda na construção de um futuro.