CD ‘Uma viola na cidade’ será lançado a 11 de Abril, com apresentação de Paulo Esteireiro

Vítor Sardinha (à esq.) na companhia de Paulo Ferraz

No próximo dia 11 de Abril pelas 1h30, será lançado o CD “Uma viola na cidade”, por Paulo Esteireiro, no MSM Estúdio, Rua dos Ferreiros 113 (acima da Reitoria da Universidade da Madeira).

O registo sonoro integra-se na prática e estudo musical do instrumento, realizado por Vítor Sardinha, há já 30 anos, refere uma nota de imprensa. Tem ainda como propósito situar a viola de arame no contexto da Lusofonia Atlântica e no preâmbulo da sua potencial declaração, a Património Cultural Material e Imaterial pela UNESCO.

A viola de cinco ordens ou viola de arame é o instrumento mais tocado desde o séc. XVIII numa vasta zona geográfica e cultural (Lusofonia Atlântica) que vai desde o Norte de Portugal até ao Sul do Brasil, passando pelos arquipélagos dos Açores, da Madeira e de Cabo Verde. A disseminação, primeiro regional e depois colonial, trouxe diferentes afinações e diversas variações na apresentação do instrumento, mas manteve a essência, no modo de tocar. A viola impôs-se como instrumento predilecto no meio urbano e aristocrático ao longo do séc. XVIII transferindo-se gradualmente também para os salões da alta burguesia, em ambiente recatado e intimista das Modinhas, primeiro ao estilo português e numa segunda fase com o contributo brasileiro, também nos Lunduns e no Fado. Sendo um instrumento harmónico, substituía por vezes nos salões de concerto o cravo, no acompanhamento de árias e repertório barroco vário. “Reganhar o seu estatuto de instrumento nacional, em Portugal, (pois no Brasil continua a ser desde a sua independência) bem como poder ser declarada Património Imaterial pela UNESCO, tem sido a nossa convicção e luta. Temos a História do nosso lado”, refere o comunicado.