Mulheres ocupam 24% dos cargos de chefia no setor da comunicação social

liliana2
Liliana Rodrigues nomeada para acompanhar o relatório sobre Igualdade de Géneros.

A eurodeputada socialista madeirense Liliana Rodrigues, foi ontem nomeada pelo Grupo Socialista Europeu para acompanhar o relatório sobre igualdade de género nos media na UE, da Comissão de Direitos da Mulher e Igualdade dos Géneros.

Este relatório surge numa altura em que se discute a temática da Igualdade dos Géneros no sector dos Media. Na Europa, as mulheres representam apenas cerca de um quarto das pessoas que são ouvidas, lidas ou vistas nas notícias. Nos cargos de tomada de decisão, as mulheres encontram-se, também, sub-representadas. Apenas 24% das posições de topo da hierarquia das organizações dos Media são ocupadas por mulheres, refere o relatório.

A eurodeputada socialista assinala que, “apesar das conquistas que se têm conseguido na área da igualdade dos géneros e da mudança do papel da mulher na sociedade, ainda há um longo caminho a percorrer”, acrescentando que “existe uma enorme discrepância entre os homens e as mulheres nos cargos de tomada de decisão nas organizações, não sendo exceção o sector dos Media”.

A forma como a mulher é utilizada nos anúncios é outro dos problemas na área dos Media. Para a eurodeputada, a solução para combater os estereótipos nesta área “terá de ser  sempre feita com base na educação e na formação, sensibilizando e promovendo a igualdade dos géneros e mudando a forma como olhamos para quem transmite as notícias”.