Os 751 Deputados no Parlamento Europeu votaram hoje favoravelmente a aprovação dos montantes do Fundo de Solidariedade da União Europeia com 681 votos a favor, 11 contra e 3 abstenções.
Cláudia Monteiro de Aguiar congratula-se com aprovação deste relatório que uma vez mais “demonstra uma União solidária para com as suas Regiões quando fustigadas por catástrofes naturais. A solidariedade Europeia é colocada em prática, uma vez mais, para com os cidadãos madeirenses. O Fundo é um meio de expressão da solidariedade Europeia que se traduz neste concreto com aproximadamente 4 milhões euros.”
Contudo, a Eurodeputada do PSD espera que de futuro “o processo de mobilização possa ser mais célere e menos burocrático e que a percentagem de adiantamento possa ser superior aos actuais 10%. O expectável é que em processos futuros não tenhamos de esperar uma média de 8 meses para uma aprovação.”
Cláudia Monteiro de Aguiar lamenta a “falta de solidariedade ou a morosidade do apoio, prontamente anunciado mas não concedido, do Governo da República para com a região e a sua população.”