Milhares de estudantes em viagem de finalistas rumo à “Ilha dos Amores”

O Festival Village, em Punta Umbria, é aguardado com expetativa.

Todos os anos, a tradição repete-se: os estudantes fecham o segundo período escolar, deixam os livros nas prateleira e a partir de hoje o destino de milhares de estudantes, também da Madeira, é a província espanhola de Punta Umbria, onde tudo é “mega”, como eles próprios costumam apregoar.

Mais de cinco mil centenas de finalistas de todo o país aguardam com expetativa aquele que é, para muitos, o primeiro batismo em termos de viagens longe dos pais. Estes, lá abrem receosos os bolsos para custear a dispendiosa deslocação e ficam na expetativa de que tudo possa correr bem durante sete dias. Foi assim com eles, é assim com os filhos…

Há quem critique estas viagens, pelos riscos que comportam de levar os jovens a mergulhar em comportamentos desviantes e aditivos – apesar das muitas fiscalizações das autoridades, no percurso e em Punta Umbria – e do possível descontrolo durante os sete dias no amplo resort de Punta Umbria. No entanto, faz parte do crescimento dos jovens viver a experiência da viagem, rumo a uma autonomia, cada vez mais próxima, com a iminente entrada no ensino superior. Dizem os especialistas que, não é por irem à viagem que os jovens passam a ter comportamentos aditivos, sendo que, quando tal acontece, muitos os levam já da Madeira. É certo, contudo, que a viagem é uma porta de acesso a uma diversidade de experiências, mas a maioria procura vivê-las com responsabilidade, até porque a viagem foi antecedida com palestras preparatórias sobre os comportamentos aditivos e outros riscos.

Xtravel investe em força

Quem investe em força nesta viagem é naturalmente a Xtravel que, desde 2010, organiza as viagens de finalistas em todo o país. Como referem, o sucesso foi tão grande que em 2011 o conceito evoluiu para o CFV, o primeiro festival de estudantes portugueses no estrangeiro. Depois, deu o salto pela opção de concentrar uma semana de intensa diversão num dos maiores resorts da Europa, em Punta Umbria, implantado numa paisagem natural reconhecida e com praia à espera dos estudantes.

O grande ponto de atração do programa é o Festival Village Resort Edition, com música non stop, a animar as centenas de estudantes.

Estas viagens são organizadas pelas comissões de finalistas das escolas secundárias e não estão na alçada das direções escolares. Raros são os casos em que os professores, de algumas escolas, as acompanham, já que a dinâmica de diversão e a própria natureza da viagem não dão muito espaço ao diálogo intergeracional, este sim reservado para outras oportunidades como acontece ao longo do ano letivo escolar.