Representantes das RUP já entregaram memorando a Jean-Claude Juncker

Didier Robert entregando o memorando a Juncker

Fotos: Rui Marote (em Bruxelas)

O memorando que aglutina toda uma tomada de posições concertadas das diversas regiões ultraperiféricas da Europa (RUP) face à UE foi já entregue, na capital belga, a Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia.

O documento consubstancia não só toda uma série de reivindicações que tem por base a apologia da política de coesão e do apoio com fundos europeus e medidas legislativas, fiscais e aduaneiras adequadas a potenciar o desenvolvimento próprio das RUPs em vários aspectos das novas economias emergentes, mas também desenvolve toda uma estratégia de futuro. A sua entrega a Juncker exprime um momento muito importante e significativo para as regiões da ultraperiferia europeia, que observam, atentas, o que lhes reservam as estruturas centrais da União Europeia.

Neste momento, decorrem em Bruxelas debates nos quais se discutem os programas e fundos europeus e a necessidade de colmatar as falhas nas acessibilidades físicas e digitais com estas regiões mais afastadas dos grandes centros do Velho Continente.

Miguel Albuquerque abraça Juncker

Didier Robert, presidente do Conselho Regional da ilha da Reunião, foi o responsável pela entrega do memorando a Jean-Claude Juncker, após uma alocução deste responsável europeu dirigida aos presidentes e representantes da RUP.

Confira a reportagem fotográfica do nosso enviado Rui Marote, num encontro que congregou não só vários membros do Governo Regional, incluindo o presidente e secretários, mas onde também se registou a presença da eurodeputada madeirense Liliana Rodrigues.

 

O presidente do GR e a comissária europeia Corina Cretu