PCP alerta para “riscos” que pendem sobre o Centro de Saúde de Câmara de Lobos

O PCP-Madeira realizou hoje uma iniciativa em Câmara de Lobos, junto às instalações do Centro de Saúde. O dirigente do PCP, Alexandre Fernandes, disse que o partido verifica, com agrado e finalmente, a inauguração do edifício onde está já a funcionar o novo Centro de Saúde de Câmara de Lobos, bem como e em breve estará o Centro de Dia e Lar de Idosos. “Esta também foi uma luta travada pelo PCP durante muitos anos e que irá trazer, certamente, muitos benefícios para os utentes e profissionais desta unidade. Contudo, estamos muito apreensivos com o funcionamento deste edifício. Como é do conhecimento, há algumas semanas houve um desprendimento de pedras do talude sobranceiro ao Bairro Social da Nova Cidade, que fica a poucas dezenas de metros deste edifício, com as consequências que são conhecidas”, alertam os comunistas.
Os mesmos referem que a Câmara Municipal local informou que iria solicitar ao Laboratório Regional de Engenharia Civil um relatório sobre o estado do talude rochoso, não só na zona de implantação do bairro habitacional, bem como de todo o vale, onde está também o edifício do Centro de Saúde.
Mas, dizem, “que tenhamos conhecimento, o estudo do Laboratório Regional Engenharia Civil ainda não está concluído e aqui está a questão que nos preocupa. Como é possível que esta unidade de saúde esteja a funcionar sem que as autoridades competentes nesta matéria que é o Governo Regional e Câmara Municipal, estejam na posse de dados que assegurem que a escarpa que está sobranceira ao edifício está segura, e que não ofereça riscos para os seus utentes? Ou será que já adivinham qual será a conclusão do estudo e mesmo assim pretendem arriscar e confiar na sorte?”, questionam.
Para o PCP, manter o Centro a funcionar nestas condições configura “uma situação de grave irresponsabilidade dos governantes” e que põe em “sério risco as pessoas que irão frequentar este espaço, quer sejam profissionais, quer sejam utentes”.


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.