Conferência sobre mergulho científico decorre no Funchal

A III edição da Conferência Europeia em Mergulho Científico Funchal principiou ontem, sendo aberta pelo edil funchalense, Paulo Cafôfo. O evento prolonga-se até 24 de Março, numa organização conjunta entre o CIIMAR-Madeira, a Estação de Biologia Marinha do Funchal e o Clube Naval do Funchal.

O presidente da CMF considerou a iniciativa “uma oportunidade para a cidade”, uma urbe situada “no centro do Atlântico”, sendo que “as questões do mar dizem-nos respeito”. A propósito, sublinhou o Departamento de Ciência da Câmara do Funchal, muito ligado às questões do mar, bem como uma Estação de Biologia Marinha e um Museu de Ciência. Por outro lado, sublinhou, existe o projecto do Ecoparque marinho.
O objectivo do evento é promover um fórum internacional de relevância que dê destaque aos resultados que têm sido atingidos através do uso do mergulho científico enquanto ferramenta de investigação, refere uma nota de imprensa.
Na acção estão inscritos mais de meia centena de alunos e investigadores de várias áreas e nacionalidades (Alemanha, Bélgica, Croácia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Itália, Malta, Montenegro, Portugal, Reino Unido e Estados Unidos da América), entre os quais os dois oradores convidados: Ben Ford, professor associado e especialista em Arqueologia marítima e histórica na Universidade de Indiana da Pensilvânia, e  Fernando Tuya, professor na Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, Espanha.
Ben Ford é especializado em Arqueologia Marítima e Histórica, sendo docente no programa de Mestrado em Arqueologia Aplicada. Fez o seu doutoramento na prestigiada Universidade A&M do Texas, precedido de uma longa experiência na gestão de recursos culturais. Foi o editor do Oxford Handbook of Maritime Archaeology e da revista The Archaeology of Maritime Landscapes e é actualmente editor de várias revistas da especialidade, segundo a informação que nos foi facultada.
Fernado Tuya, por seu turno, lecciona na Universidade de Las Palmas de Gran Canaria e dedica-se à investigação de padrões e modelos sobre a organização e distribuição dos organismos nos ecossistemas marinhos.
É autor de mais de cem artigos científicos, muitos publicados em revistas de excelência como a Science, Nature e Ecology Letters.