CMF promove congresso internacional sobre ‘Smart Cities’

A CMF anunciou a promoção do primeiro Congresso Internacional sobre Smart Cities, com incidência no Smart Tourism, aproveitando a reputação internacional que este sector já possui.

A primeira edição do SMART FUNCHAL- Cities & Tourism Summit realiza-se nos dias 11 e 12 de Maio, em plena Festa da Flor. O congresso contará com cerca de 20 oradores, nacionais e internacionais, que discutirão ideias e opiniões sobre a vida moderna urbana.

Presente estará Kevin Brauch, anfitrião do programa The Thirsty Traveller, na Fine Living Network, que a CMF descreve como “um amigo da Madeira e de Portugal”. Na lista de oradores confirmados está ainda Luigi Cabrini, director executivo do Global Sustainable Tourism Council (GSTC) e assessor do secretário-geral da UNWTO, descrito como “uma verdadeira autoridade quando se fala de Turismo sustentável e responsável, de turismo inclusivo”. 2017 é precisamente o Ano Internacional do Turismo Sustentável, proclamado pelas Nações Unidas. Luigi Cabrini é o rosto visível na mudança de paradigma defendida e vai trazer ao Funchal a sua visão na definição da estratégia que se impõe, anuncia a CMF.

Virá também ao Funchal Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, que vai revelar projectos e objectivos e falar em particular da importância das ilhas no contexto nacional e internacional. Outro convidado é Frank Cuypers, do Destination Think!, um especialista em Smart Cities. Joe Dignan, (Future Cities Catapult), Piero Pelizzaro, (Milan Smart City e Climate Change Adaptor Expert) são outros exemplos de oradores que trazem experiências de sucesso, casos práticos, já implementados e testados, refere a autarquia.

Presente estará ainda Miguel de Castro Neto, (Nova IMS, Coordenador NOVA CIDADE. a quem foi recentemente atribuído o prémio de Personalidade do Ano Smart Cities 2017 em Portugal) e que trará o necessário contributo académico, de quem estuda, investiga, aprofunda e até antevê a necessidade de mudança, e as adaptações que é necessário projectar na sociedade.

A prevenção, a antevisão, a planificação e a estratégia para enfrentar a adversidade de catástrofes naturais são também temas a analisar e a debater no  SMART FUNCHAL- Cities & Tourism Summit.