CMF anuncia estar a preparar jardins para a Primavera

 

A Câmara Municipal do Funchal informa que concluiu na semana passada uma intervenção geral no Jardim Municipal, que incluiu a recuperação de muros, a plantação de novas espécies e um novo arranjo da disposição dos canteiros, tendo em vista o início da Primavera e, igualmente, a Festa da Flor, que se avizinha. A vice-presidente Idalina Perestrelo refere que “este trabalho de requalificação levado a cabo pela Divisão de Jardins e Espaços Verdes tem ocorrido em todo o concelho, com limpezas, podas e plantações de mais de 16 espécies díspares, com o objectivo de preparar o Funchal para a estação mais florida do ano.”

Idalina Perestrelo, com o pelouro do Ambiente, garante que esta é uma intervenção mais intensa do que “as manutenções diárias dos jardins”, e diz queo objectivo é o de “requalificar os nossos espaços verdes, sem nunca nos esquecermos de que o Funchal é a cidade das flores”. Nas próximas semanas, os trabalhos de recuperação dos jardins estender-se-ão, ainda, ao Parque de Santa Catarina, anunciou.

Com o aproximar da Festa da Flor, “será depois reforçada a colocação específica de flores em toda a cidade, dando ao Funchal ainda mais cor e encanto”, apelando a vice-presidente ao civismo de todos, para que esta imagem do Funchal possa sair preservada.

Recorde-se que o estado dos jardins do Funchal tem estado sob fogo de ambientalistas como Raimundo Quintal, que os consideram depauperados.

Entretanto, as inscrições para o concurso “Funchal – Cidade Florida” abrem a 1 de Abril, neste que será o 20º aniversário deste concurso anual, através do qual a autarquia tem apelado ao envolvimento dos munícipes na melhoria e expansão da área de espaços verdes da cidade, desafiando-os a investirem no embelezamento de hortas urbanas municipais e sociais, jardins unifamiliares e de habitação social, varandas, balcões, terraços e escadarias. As unidades hoteleiras podem novamente ir a concurso este ano.

As inscrições poderão ser feitas online, no site da autarquia, ou directamente na Quinta do Poço, na freguesia do Imaculado Coração de Maria, onde se localiza a Divisão de Jardins e Espaços Verdes do Município. A autarquia vai atribuir prémios no valor total de 6.600 euros para os melhores classificados.