Junta de São Martinho recebe galardão ‘Ecofreguesias XXI’ a 24 março

A Junta de Freguesia de São Martinho está entre o grupo restrito das 39 freguesias do país que receberão a bandeira Ecofreguesias XXI, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa.

Este prémio nacional pretende incentivar e reconhecer as freguesias que trabalham no sentido da sustentabilidade e desenvolvimento da sua comunidade, sendo valorizadas as iniciativas em prol do ambiente, participação, cidadania e inclusão.

Segundo uma nota de imprensa divulgada pela Junta, “para que atingíssemos este patamar de excelência contribuiu diversas iniciativas que vão ao encontro com os padrões analisados, nomeadamente a eliminação de herbicidas na nossas operações de limpeza, a redução energética efetuada no edifício que está sobre a nossa alçada, as formações que desenvolvemos para a comunidade na área ambiental, a utilização de plataformas informáticas com vista à redução de papel, assim como a reestruturação de jardins, a sua limpeza e manutenção, como também as iniciativas na área da democracia participativa, como é o Orçamento Participativo que vai já na sua segunda edição”.

A separação de resíduos urbanos em estreita colaboração com a Câmara Municipal do Funchal, nomeadamente na sua otimização, e melhorias dos ecopontos, foram também um das mais-valias. O facto de a freguesia contar com quase a totalidade das escolas galardoadas com a bandeira da eco-escolas, foi também um fator bastante positivo.

O galardão será atribuído no próximo dia 24 de Março no Torres Vedras Green Fest e contará com a presença do Presidente da Junta de Freguesia, Duarte Caldeira e com o presidente da Assembleia de Freguesia, Thomas Dellinger.