Madeira esteve representada em Coimbra, na Taça da Portugal e Circuito Mundial de Orientação

nelson-baroca1
Nelson Baroca

Realizou-se no passado fim-de-semana o evento “Beira Litoral Orienteering Meeting”- BLOM 2017, na Cidade de Coimbra e em Cernache, com três percursos pontuáveis para a Taça de Portugal de Orientação Pedestre 2017, dois deles pontuáveis, no escalão Elite, para o ranking Mundial – World Ranking Event – IOF, informa o Clube Aventura da Madeira.

Este evento contou com cerca 676 inscritos, representando 99 clubes. Do total de inscritos, cerca de duzentos orientistas eram estrangeiros de 19 países. Neste contexto de visibilidade participaram 9 madeirenses de clubes da R.A.M., nomeadamente do Clube Aventura da Madeira e do Ludens Clube de Machico.

Destaque entre a participação madeirense para os três atletas de Elite que representam o Clube Aventura da Madeira, Nelson Baroca, Xavier Vieira e João Gomes que pontuaram para o ranking mundial de Orientação, e para Inês Fernandes, que obteve o terceiro lugar da classificação por pontos, no escalão D21 B. Nos dois dias do evento disputaram-se três percursos. O primeiro na manhã de sábado, na disciplina Sprint, realizou-se no centro de Coimbra, com alguma chuva que dificultou a corrida, pois tornou o piso muito escorregadio. No entanto, houve bons desafios de orientação urbana. Na tarde de sábado, realizou-se novo percurso no centro de Coimbra, na disciplina de Distância Média, e na manhã de domingo, disputou-se o terceiro percurso, uma distância média em floresta na localidade de Cernache, que apresentou um terreno variado em relevo e vegetação, trazendo alguns problemas aos atletas na progressão no terreno, e bons desafios de orientação no geral.

Inês Fernandes
Inês Fernandes

Quanto aos resultados finais após o somatório das pontuações dos três percursos, no escalão Elite, Nelson Baroca foi 16.º da classificação geral do BLOM 2017, sexto entre os atletas portugueses classificados no escalão Elite, que contou com 78 atletas, a maioria estrangeiros. Xavier Vieira foi 29.º e 12.º entre os portugueses e João Gomes foi 36.º e 14.º entre os atletas lusos.

Nos escalões seniores secundários, Inês Fernandes, do Ludens, no D21 B, foi terceira classificada, no escalão D21A Paula Rodrigues (LCM) foi 18.ª e no escalão H21A, José Henriques (CAMadeira) foi 9.º. Nos escalões jovens, Afonso Fernandes (LCM) no H16 foi 19.º e Filipe Fernandes (LCM) no H20 foi 14.º. Participou ainda António Olival (CAMadeira), no escalão H45, onde foi 7.º da geral e 5.º entre os orientistas portugueses no escalão.

No próximo fim-de-semana, entre 25 e 28 de Fevereiro, uma comitiva de orientistas madeirenses participará na maior prova que se realiza em território nacional, o Portugal Orienteering Meeting, que este bateu este ano o recorde de inscritos com 2342 orientistas, 1760 dos quais estrangeiros de 35 países, envolvendo um total de 485 clubes. O evento terá provas no Crato, Alter do Chão e Portalegre.