Conferência “Astronomia e Buracos Negros”

astronomia

Nesta quinta-feira, pelas 15h00, decorrerá nas instalações da Escola Secundária Jaime Moniz uma conferência intitulada, “Astronomia e Buracos Negros”, a ser proferida pela Professora Rosa Doran, Presidente do Conselho Executivo do NUCLIO (Núcleo Interativo de Astronomia), destinada à comunidade educativa daquela instituição.

A ação é promovida pelo Conselho Executivo da Escola em parceria com a Coordenação das Atividades de Complemento e Enriquecimento Curricular.

Integrada no programa de atividades da ação de formação “Astronomia Hands on – 3”, a decorrer entre os dias 23 de fevereiro e 1 de março, na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Horácio Bento Gouveia, a promoção desta conferência tem por objetivos divulgar os trabalhos desenvolvidos pelo NUCLIO em Portugal e fomentar a cultura científica dos jovens nesta temática.

Criado em 2001 por astrónomos profissionais e amadores, O NUCLIO é uma instituição portuguesa, sem fins lucrativos, cujos objetivos consistem na divulgação e no ensino da ciência nos domínios da Astronomia e da Astrofísica. Esta associação conta com membros especialistas em áreas tão diversas como o Sistema Solar, o Meio Interestelar, a Formação de Estrelas, os Buracos Negros, a Relatividade Geral e Cosmologia, a Estrutura Galáctica, os Núcleos Galácticos Ativos e a Astrofísica Nuclear. Desde a sua criação, o NUCLIO tem estabelecido parcerias com várias organizações internacionais como a European Hands-on Universe (EU-HOU), a Global Hands-on Universe (GHOU), a Galileo Teachers Traininig Programme (GTTP), o Discover the COSMOS, o Open Discovery Space, o Go-Lab Project e o Inspiring Science Education, com o intuito de promover e participar em projetos de cariz científico e educativo, e é nesta última qualidade que a Professora Rosa Doran, como presidente do conselho executivo e investigadora desta associação, se encontra hoje na nossa escola para proferir a conferência acima citada.