PCP quer extensão à Região do Programa Especial de Realojamento (PER)

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Os deputados do PCP/Madeira estiveram hoje em São João da Ribeira, freguesia de São Pedro, Funchal, onde referiram já ter entregue no Parlamento regional o projecto de resolução para a extensão à Região do PER – Programa Especial de Realojamento, para que seja possível responder à longa lista de espera para acesso a uma habitação social.
A zona de São João da Ribeira, estando bem feito do centro do Funchal, apresenta muitas habitações degradadas e barracas, referem os comunistas.
Conforme denunciam, depois do 20 de Fevereiro de 2010 só se agravaram os problemas habitacionais. Não só ainda existem problemas de habitação “do 20 de Fevereiro” que estão por resolver, como a “lista de espera” para habitação social ficou congelada, ampliando o défice habitacional na área social.
O PCP, através do deputado Edgar Silva, apresentou a proposta para o alargamento do PER à Madeira. Ou seja, para que o Programa Especial de Realojamento, financiado pela República, que visa uma resposta do Estado aos problemas de urgência habitacional, e que não está agora incluindo a Madeira, passe a garantir no âmbito da sua acção esta Região Autónoma.
Para o PCP o défice de habitação social, a lista de espera que ronda as 5 mil famílias inscritas, requer e justifica respostas urgentes e extraordinárias.