Câmara de Lobos movimenta programa de experimentação profissional ‘Juventude Activa’

veronica

A edilidade camaralobense vem convidar a população do concelho a participar no processo de consulta pública para discussão e recolha de contributos para a elaboração do regulamento municipal que visa criar o Programa Juventude Activa. O que se pretende através deste programa é, declaradamente, “proporcionar um primeiro contacto com o mundo do trabalho através de estágios de curta duração”.

A abertura do procedimento de auscultação pública foi aprovado na reunião de Câmara do passado dia 9 de Fevereiro, sob proposta da vereadora Verónica Faria, que tem o pelouro da juventude. Nesta fase, e pelo período de 10 dias, todos os interessados poderão participar no processo de discussão, formulando propostas e sugestões, as quais serão consideradas no projecto de regulamento que será apresentado posteriormente à apreciação da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal, refere um comunicado da autarquia.

Segundo Verónica Faria, o objectivo da criação do Programa Juventude Activa é de proporcionar aos jovens com idades entre os 16 e os 25 anos de idade experiências iniciais de contacto com actividades estruturadas e organizadas em variadas áreas profissionais sediadas no concelho.

Para além dos serviços municipais, a Câmara Municipal já estabeleceu contactos com diferentes entidades de âmbito público e privado, designadamente Casas do Povo e Juntas de Freguesias, IPSS, associações sociais, culturais e desportivas, bem como empresas sediadas no concelho, as quais, garante a Câmara, já revelaram disponibilidade para acolher os jovens para uma primeira experiência no mundo do trabalho.

Segundo a vereadora, o programa Juventude Activa potenciará o desenvolvimento pessoal, profissional, social e relacional dos participantes, possibilitando aos jovens um primeiro contacto com o mundo do trabalho e a oportunidade de experimentação em contexto laboral real. “Para além disso, o programa visa facilitar o desenvolvimento de competências essenciais à vida activa, nomeadamente aos níveis do saber-fazer e saber-estar, favorecendo nos jovens atitudes activas face à construção do seu futuro pessoal e profissional”.

Todos os interessados em apresentar contributos para a definição dos critérios de atribuição das bolsas de estudo poderão fazê-lo por escrito, através de correio, que poderá ser entregue directamente nos serviços da Divisão de Desenvolvimento Social ou através de email para o endereço: dsh@cm-camaradelobos.pt