Embaixadora da Finlândia recebida nos Paços do Concelho do Funchal

cafofo

O edil funchalense Paulo Cafôfo, recebeu ontem, nos Paços do Concelho, a embaixadora da Finlândia em Portugal, Tarja Laitiainen, que esteve, até hoje, em visita oficial à Região. Conforme refere nota de imprensa da edilidade, a Finlândia comemora, este ano, o primeiro centenário da sua Independência e esta visita à Madeira justificou-se pelo facto do 1º consulado finlandês na Península Ibérica ter sido aberto no Funchal em 1919.

O turismo na urbe funchalense foi, aliás um dos temas centrais do encontro.Paulo Cafôfo realçou a importância dos mercados nórdicos para o Funchal. Já a embaixadora lembrou que os contactos turísticos do país com a Madeira remontam ao início do século e que a Região continua a ser um dos principais destinos para onde os finlandeses viajam, sendo inevitavelmente bem recebidos. O presidente referiu que o Executivo em funções apresentou uma estratégia municipal própria na área do Turismo e que o Funchal está a trabalhar afincadamente para qualificar a sua oferta turística, procurando potencializar as experiências únicas que a cidade oferece.

Cafôfo teve igualmente oportunidade de abordar outras áreas estruturais desenvolvidas ao longo do mandato, como a política de Reabilitação Urbana ou o Programa de Revitalização do Comércio e Serviços, com a diplomata a deixar elogios à dinâmica e à ambição da política municipal em curso, salienta a CMF.

Para o dia de hoje, a embaixada finlandesa tinha prevista uma acção simbólica e solidária, com a plantação de uma árvore no Parque Ecológico do Funchal, depois dos incêndios que afectaram a cidade em Agosto, mas tal não foi possível, dadas as condições climatéricas adversas que se abateram sobre a ilha. Paulo Cafôfo registou, contudo, com bastante apreço a intenção, deixando a porta aberta para a concretização da mesma num futuro próximo, refere o comunicado da autarquia.