Conferência sobre “A Madeira e o Reino” no SPM a 27 janeiro

SPM2“A Madeira e o Reino: visões recíprocas” é o título da conferência marcada para o dia 27 de janeiro, pelas 17 horas, na sede do Sindicato dos Professores da Madeira (SPM), proferida pela professora Cristina Trindade.

Cristina Trindade abordará a forma como o Reino foi vendo a Madeira, ao longo dos tempos, com base nas opiniões que se encontram expressas em documentos com origem em governadores, corregedores e bispos, os mais altos representantes dos poderes centrais na Ilha; mas também numa série de comportamentos que os madeirenses iam assumindo perante o poder do Reino, normalmente entendido como altivo, abusivo e ignorante da realidade do arquipélago.

A abordagem deste tema, para além de levar o auditório a melhor conhecer o passado, poderá proporcionar, no debate, a compreensão de certas “visões recíprocas” que ainda se manifestam nos nossos dias.

Cristina Trindade alia ao rigor científico da investigação histórica um grande sentido de humor, o que torna as suas intervenções enriquecedoras e aliciantes para os participantes.

Ana Cristina Machado Trindade nasceu em 1956 e concluiu a licenciatura em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1978. Fez mestrado em História Moderna na Universidade da Madeira, em 1999, e nessa mesma universidade concluiu o doutoramento em 2011.

Dedica-se, sobretudo, ao estudo de temas de História Religiosa.

É professora do Ensino Secundário, tendo também lecionado, a nível superior no ISCE e no ISAL.

Presentemente, pertence ao CLEPUL (Centro de Estudos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e integra a equipa coordenadora do Projeto Aprender Madeira, no âmbito do qual se encontra em curso o Dicionário Enciclopédico da Madeira.