PS-M propõe na Assembleia voto de congratulação ao melhor do mundo

sofia canhaO Grupo Parlamentar do PS-Madeira deu entrada, hoje, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, um voto de congratulação ao madeirense Cristiano Ronaldo pela obtenção do prémio de melhor jogador do mundo da FIFA 2016.

Eis os termos do voto de congratulação:

“Os madeirenses que atingem patamares de excelência nas suas áreas de especialidade são alvo da justa homenagem por parte da Assembleia Legislativa da Madeira, como expressão do reconhecimento de todos os madeirenses pelos sucessos dos seus conterrâneos. Esse, de resto, é o dever de uma Assembleia constituída por representantes legítimos dos madeirenses e porto-santenses.
Este tem sido o princípio que tem norteado o Grupo Parlamentar do Partido Socialista e outros grupos parlamentares e que tem acolhido unanimidade por parte da Assembleia.
Aplicar este princípio ao madeirense e cidadão do mundo Cristiano Ronaldo é elementar. Poucos madeirenses, na nossa história, atingiram de forma tão persistente e consolidada o patamar de número um a nível mundial, na sua especialidade. Cristiano Ronaldo é caso impar. Durante anos sucessivos está no topo e é indigitado, sistematicamente, para melhor jogador de futebol do mundo. Por quatro vezes ganhou o título de melhor do mundo. Nunca outro português tinha conseguido esta proeza. Apenas dois jogadores conquistaram este prémio por mais de três vezes, e o jogador madeirense Cristiano Ronaldo foi um deles.
Os títulos individuais e coletivos que sistematicamente atinge. Os golos marcados: mais de 50 golos em seis anos consecutivos, caso singular no mundo do futebol. As exibições liderantes tanto no seu clube como na seleção nacional portuguesa que levaram à conquista da Liga dos Campeões e Campeonato Mundial de Clubes pelo Real Madrid e do Campeonato Europeu pela selecção de todos nós. Tantas e tantas razões que tornam a escolha de Cristiano Ronaldo como o melhor jogador do mundo em 2016 a escolha natural e consensualmente elogiada.
Ganha a Madeira com o prestígio atingido por um dos seus. Ganha em notoriedade. Ganham o turismo e a economia madeirenses. Mas ganham também os jovens madeirenses que olham para Ronaldo como um exemplo de alto talento e de profissionalismo “extremamente elevado”, como referem as imensas figuras do desporto rei. O talento e o profissionalismo que são característica-chave da personalidade de Cristiano Ronaldo e que poderão levar os jovens madeirenses a vencer nas suas áreas de competência.
Razões, pois, de regozijo que levam a Assembleia Legislativa da Madeira a expressar os maiores elogios e saudar Cristiano Ronaldo”.