Veleiro alemão ‘Newborn’ socorrido por lancha do SANAS em articulação com a Capitania

sanas

Segundo uma informação da capitania do porto do Funchal, esta entidade, articulada com o Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal), supervisionou durante a madrugada de hoje, dia 9, uma operação de assistência a um veleiro de bandeira alemã denominado “Newborn”, o qual se encontrava a navegar a cerca de 1,5 milhas náuticas a Sul de Machico, com três tripulantes a bordo.

De acordo com a Capitania, o veleiro solicitou assistência em virtude de se encontrar sem capacidade de propulsão mecânica e, desta forma, incapacitado de executar as manobras necessárias para a entrada na marina da Quinta do Lorde.

A operação foi realizada por uma lancha do SANAS,  de acordo com o Plano Integrado de Salvamento Marítimo da Região Autónoma da Madeira, assumindo o Capitão do Porto do Funchal, Sousa Pereira, a coordenação das operações.

Ao chegar ao local, a embarcação SANAS 103 constatou que o veleiro encontrava-se a navegar à vela, tendo confirmado a necessidade de apoio de reboque para a manobra de atracação na marina da Quinta do Lorde. Assim, foi efectuado o reboque e apoio nas manobras de atracação, numa operação que terminou pelas 05h10, refere um comunicado.

Os três tripulantes, de 55, 34 e 23 anos, do sexo masculino e nacionalidade alemã e austríaca, encontravam-se bem de saúde e não necessitaram de qualquer tipo de assistência médica.