OR contempla 1,4 milhões de euros para fazer face aos incêndios

Foto: Fabíola Sousa- Rubina Leal- Parlamento
Foto: Fabíola Sousa- Rubina Leal- Parlamento

O Orçamento para 2017 continua a ser discutido na especialidade, depois de Sérgio Marques, é a vez da secretária regional da  Inclusão e Assuntos Sociais, Rubina Leal,  fazer a sua intervenção.

A governante garante que apesar de não haver apoios da República para 30% das famílias vítimas do incêndios de Agosto passado, o GR assume o compromisso e mantém o “calendário anunciado quanto à construção de 44 fogos no bairro de São Gonçalo, na Boa Nova e na Nazaré e o centro da cidade”.

Foto: Fabíola Sousa- Parlamento
Foto: Fabíola Sousa- Parlamento

Rubina Leal salienta que mantém o calendário por entender ser urgente assegurar alojamento definitivo às vítimas dos incêndios.

Neste momento, garantiu que há cerca de 100 projectos já devidamente instruídos, a aguardar o apoio para a recuperação, nomeadamente “apoio que não se sabe quando será disponibilizado pelo Governo Central e que é referido constantemente de um modo leviano como se os apoios já tivessem disponibilizados. “, critica a governante.

O que Rubina Leal afirma é que até ao momento, a Região tem assegurado o realojamento e a recuperação das habitações e alocou neste orçamento para fazer face aos incêndios cerca de 1,4 milhões de euros.

Relativamente ao Orçamento da Investimentos Habitacionais da Madeira para 2017 ascende a 24,5 milhões de euros, o que representa segundo a governante um crescimento de 33,5% face a 2016.

A governante realçou ainda o facto de 51,1% do Orçamento da Região estar “consignado às funções sociais”.