‘Maratona’ de cumprimentos de Boas Festas arranca quarta-feira no Palácio de São Lourenço

cmf
Antigos vereadores da CMF numa cerimónia de apresentação de cumprimentos de Natal. Foto DR

A partir de quarta-feira da próxima semana, dia 14 de Dezembro, começa a “maratona” de apresentação de cumprimentos ao Representante da República.

Numa tradição que tem longos anos, o Palácio de São Lourenço é o ponto de passagem de quase todas as entidades regionais e nacionais.

O primeiro encontro será com  o presidente do primeiro órgão de governo próprio da Região, Traquada Gomes.

Ireneu Barreto tal como quase todos os seus antecessores (exceto o Juiz Conselheiro Monteiro Diniz) já conheceu dois presidente da Assembleia Legislativa. Ambos são os quartos numa lista de individualidades  que “ocupa(m)” estes dois lugares destacados na disposição da hierarquia do Estado Português no que respeita à RAM.

Segue-se, no dia seguinte, pelas 10h, o “vizinho” do Palácio de São Lourenço, nem mais nem menos do que o  Comandante da Zona Militar da Madeira, General Rui Clero. O último posto que este oficial ocupou foi o de chefe de Gabinete do anterior Ministro da Defesa Nacional, Aguiar Branco.

A associação do Corpo Consular da RAM, que reúne os cônsules honorários e o cônsul-geral (de carreira) da Venezuela, são os senhores e senhoras que se seguem neste rodopio protocolar. Pelas 12h irão subir pela escadaria do Palácio de São Lourenço mais de uma dezena destes representantes diplomáticos. Preside a esta associação, há mais de 4 anos, o cônsul honorário da França, Eduardo Bonal.

Na semana seguinte, no dia 19, pelas 16h, desloca-se ao Palácio de São Lourenço, agora como presidente da Fundação Social Democrata, Alberto João Jardim.

O Representante da República desde o ano passado passou a congregar numa só audiência a maioria dos responsáveis dos serviços da República Portuguesa na RAM. Os responsáveis das “Policias”, do “SIS, da “Cadeia” e a da “Alfandega”, equiparados a directores regionais terão o seu “momento” no dia 20, pelas 10h.

Cinco horas volvidas, o Comandante da Zona Marótima aproveita a ida ao Palácio de São Lourenço não só para desejar Boas Festas ao Representante da República como também para se despedir e dar término à sua comissão de 4 anos na RAM.

A fechar estes encontros está a apresentação de cumprimentos do presidente e membros do Governo Regional. Mantendo a tradição não só do seu antecessor como também quando esteve à frente dos destinos da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Albuquerque e os seus secretários regionais chegam pelas 11h, havendo, como é “praxe”, uma mensagem pública não só de boas festas como também de balanço do ano que agora finda.

Por fim o Representante da República, pelas 12h, como é hábito, desloca-se ao Paço Episcopal para desejar boas festas ao Bispo do Funchal.

A 11 de abril do próximo ano, D. António Carrilho atinge os 75 anos de idade e que segundo as regras da Igreja Católica é a ocasião de todos os membros se “jubilarem”. Não será então descabido afirmar que este será o último encontro de “Natal” que o Representante da República terá com D.António Carrilho, familiar do Antigo Presidente da República, Professor Aníbal Cavaco Silva, como Bispo daquela que já foi a maior diocese do mundo.

Entre estes encontros protocolares, o Representante da República recebe no Palácio de São Lourenço, no dia 14, pelas 12h, a embaixadora da Roménia em Lisboa (já referido pelo FN) e no dia 16, pelas 12h20, o presidente do Tribunal de Contas, Juiz Conselheiro Vítor Caldeira.