Livro de teatro de Zé Abreu apresentado no próximo sábado

ze-abreu

No próximo sábado, dia 10 de Dezembro será feita uma apresentação-performance do livro de Teatro “Bendito Seja o Homem Entre as Mulheres” de Zé Abreu, no Centro Cívico do Estreito, pelas 17h00, com entrada livre. A acompanhar a apresentação do livro serão representadas algumas cenas do livro pela Oficina de Teatro do Clube Portugal Telecom-Madeira, refere um comunicado enviado à nossa Redacção.

Segundo refere o autor, no referido livro surge em destaque a procura da felicidade e do prazer por parte da personagem principal – Casanova -, que é aceite por uns e mal-afamado por outros. Contudo, de certa forma, o que todos os seres humanos procuram é a felicidade. O encontro da felicidade através do amor; do amor à maneira deste Dom Juan. Acrescenta ainda que, foram as palavras, os sentimentos, os movimentos, as cores, os olhares, que o levaram a criar uma história, uma encenação, uma luz, uma cenografia, para uma representação teatral através da voz e do corpo dos actores. É esta relação com o texto e com o espectáculo de teatro que nos abre as diversas possibilidades de pensamentos, por vezes, através do riso, do espanto, da emoção…

ze-abreu2

Zé Abreu, nosso colaborador no painel de opinião do FN,  iniciou a escrita teatral com a criação de alguns sketches que foi levando ao palco, ao longo dos tempos. O caso particular, da peça “Bendito Seja o Homem Entre as Mulheres” foi pensado, em primeiro lugar, para o palco, mas o autor entendeu que era chegada a hora de fazer este trabalho aparecer, também, em forma de livro, pois acho que o texto “tinha direito a outra vida que não somente representada sobre as tábuas de um palco”.

Zé Abreu espera que acolham bem o livro e que o leiam. Não que o memorizem palavra a palavra, mas que o disfrutem e acrescentem as vossas ideias. Que o transportem para o palco para que intervenha de forma activa junto das comunidades. Que este livro de teatro seja um efectivo exercício de partilha e (re)construção de conhecimentos.

Zé Abreu é professor de Teatro na Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol e tem desempenhado também funções de formador, actor, animador e encenador em vários grupos de Teatro, ligados na sua grande maioria às Casas do Povo da RAM.

Tem editado um livro de Poesia “ Na Baía dos Poetas – Os Olhos Têm Caminhos por Dentro”, pela Chiado Editora. Conta com vários poemas editados em colectâneas no Brasil e em Portugal. Tem um microconto editado em Portugal pelas edições Vieira da Silva.