PSD critica falta de apoio estatal a 100 por cento das famílias afectadas pelos fogos

Jaime Filipe Ramos

O PSD Madeira esteve hoje em São Roque numa iniciativa que, explicou o deputado Jaime Filipe Ramos, foi determinada pelo Orçamento de Estado para 2017. Este responsável considerou “uma desilusão aquilo que saiu em matéria dos incêndios, uma vez que havia uma elevada expectativa da população de que a solidariedade do Estado chegasse a cem por cento dos casos das famílias afectadas pelos fogos, e não é isso que vai acontecer”.

Nem todas as famílias serão apoiadas – nomeadamente 30 por centro das famílias afectadas não o serão porque, afirmou, uma proposta do PSD não foi aprovada em sede de discussão do Orçamento, que permitiria que todas as famílias pudessem ser apoiadas.

“O PS, o BE e o PCP assim não acharam”, acusou, “não aceitaram essa intenção”.

O PSD diz que não vai baixar os braços perante esta situação e vai remeter à Assembleia da República uma proposta de lei, através da ALRAM, que permita repor a situação para todas as famílias, cumprindo-se assim “o desígnio nacional, a promessa do presidente da República e até do próprio primeiro-ministro”.

Jaime Filipe Ramos lançou um repto aos partidos que chumbaram esta proposta, para que agora recuem e a votem favoravelmente na ALRAM.

Sugeriu ainda aos deputados madeirenses na República, que não do PSD, que vão às zonas altas explicar às pessoas que, por causa de uma alínea, não será possível ajudá-las, apesar de haver verbas suficientes.