João Egídio: o criativo discreto dos cartazes turísticos de sempre

egígio.jpg

A Madeira tem muitas e coloridas festas. Sendo uma Ilha turística, os cartazes promocionais multiplicam-se e há que dar largas à criatividade para cativar o turista e até mesmo os residentes. Na hora dos arraiais, na primeira linha, surgem normalmente os políticos que aprovam e dinamizam os eventos, o que tem a sua pertinência.

Mas, hoje, o FN quer dar destaque a um homem simples, discreto mas a transbordar de criatividade que está, durante anos consecutivos, a engalanar a Madeira sem qualquer protagonismo ou sem se pôr em bicos de pés. Falamos de João Egídio, o artesão com mãos de fada que põe brilho e graça nos mais diversos cartazes turísticos da Madeira e que normalmente passa despercebido da ribalta mediática.

Por sugestão de um leitor atento, o FN mostra João Egídio, nas placas da Avenida Arriaga a ultimar os retoques aos quadros vivos do Natal, assim como todo o “décor” desta quadra para que o precioso cartaz tenha o fulgor e o brilhantismo de sempre.

É bem verdade que há muitas mão a trabalhar nestes cartazes, com uma dedicação invisível e acima de qualquer horário. Mas o João Egídio está lá sempre. Os governos passam assim como as modas, mas este homem, sempre de segundo plano mas muito ativo, permanece e está sempre ao serviço da projeção de uma Madeira cosmopolita, com uma cultura genuína para mostrar e preservar.

egídio2.jpg
Fotos DR.