MPT denuncia condições precárias de funcionamento de ‘canil’ em Santo António

mpt1
Fotos MPT.

O MPT-Madeira terminou ontem a sua visita aos sítios do Corgo, Azinhaga e Salão.

Segundo o partido, as reclamações da população são comuns a outros sítios, contudo é de referir que é necessário concluir o alargamento do Caminho do Salão, bem como alcatroar o mesmo, sendo esta uma promessa que segundo os moradores já tem décadas.

No sítio do Corgo, segundo o MPT, as pessoas mostraram-se satisfeitas com as obras já anunciadas, porém lembram que gostariam de ver o caminho com saída e servido por transportes públicos. A limpeza de terrenos sobranceiros à ribeira de Santo António, também mereceu reparos.

Já na Azinhaga junto à entrada do Caminho do Salão, mais precisamente no Impasse João Paulo Pereira, as pessoas pedem ao Governo Regional, Câmara Municipal do Funchal e à Junta de Freguesia de Santo António, uma solução para o “Canil” ali existente, reconhecendo que é por uma causa nobre o que ali existe, no entanto, entendem que este tipo de instalações deveria ser construído afastado dos aglomerados populacionais e com todas as condições necessárias para recolher e acolher animais.

mpt2Segundo o MPT, as condições ali existentes são muito precárias, daí o apelo ao Governo Regional, à CMF e Junta de Freguesia de Santo António.

O Partido da Terra constatou que nesta zona o número de animais abandonados cresce todos os dias e esta situação repete-se um pouco por toda a região, por isso o MPT-Madeira promete que vai continuar a defender a construção de Canis Intermunicipais (no mínimo três na região), posição que o partido já defendeu no passado na Assembleia Regional, assim como, medidas que defendam a comparticipação dos medicamentos e tratamentos e a dedução de despesas no IRS.

“Não chega legislar em defesa dos animais, temos sim de atuar, pois a legislação atual em nada contribuíu para que o número de abandonos e maus tratos diminuíssem”, revela