Capela de Penha de França tem novo capelão e retomou missas em português a 1 outubro

penha-franca1No último movimento eclesiástico (domingo passado), a Diocese do Funchal nomeou o Pe. Vítor de Sousa como capelão da Capela de Penha de França, no Funchal.

vitor manuel sousa
O novo capelão da Penha de França.

Vítor Manuel Baeta de Sousa (um dos dois mais jovens sacerdotes da Diocese, cuja ordenação foi a 23 de Julho último) foi nomeado responsável da Equipa do Pré-Seminário e Capelão da Penha de França, no Arciprestado do Funchal.

Até há bem pouco tempo, era Frei Nélio Leandro Barcelos Mendonça, da Ordem dos Franciscanos Menores (O.F.M.), que ceelbrava missa naquela capela [2.ª a Sábado, às 18h00; domingo,10h00 (Inglês) e 11h30]. Ofício que acumulava com a paróquia da Sagrada Família desde 2008.

penha-franca2A Capela de Penha de França está na jurisdição da paróquia da Sagrada Família.

A comunidade franciscana deixou de residir oficialmente na Penha de França, após a inauguração e posterior “sagração”, pelo Bispo do Funchal, do convento de São Bernardino, em Câmara de Lobos, a 3 de maio de 2015.
Mesmo depois da mudança para Câmara de Lobos, Frei Nélio continuou a celebrar habitualmente, na Penha de França, durante o ano passado, a título particular.
Agora, com a reformulação da comunidade franciscana, na sequência do recente Capítulo Provincial, onde foi eleito Frei Armindo de Jesus Carvalho, frei Nélio deixou de ter disponibilidade ao domingo e deixou de celebrar na capela.
Durante algum tempo deixou de haver missa na capela em português, os fiéis eram encaminhados para a Sé ou São Pedro, mas as celebrações em português foram retomadas a 1 de Outubro, conforme nota colocada no placard.
penha3Recorde-se que a Capela da Penha de França é de estilo rococó e foi construída no século XV, sendo refeita em 1712.
Esta capela foi um centro de romaria, com casa para guarida dos peregrinos, sendo mais tarde, estância de veraneio de bispos.