Relação entre Turismo e Culturas Insulares é tema de jornada a 2 novembro

Miradouro dos Balcões - Ribeiro Frio  (Foto retirada da página de Facebook deTurismo da Madeira)
Miradouro dos Balcões – Ribeiro Frio
(Foto retirada da página de Facebook deTurismo da Madeira)

A II Jornada CIERL-Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais, a ter lugar no dia 02 de novembro, das 09h30 às 18h00, na Sala do Pátio 1, no Colégio dos Jesuítas, tem como tema ‘Turismo e Culturas Insulares’.

Com esta iniciativa, o Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira, no âmbito da Linha de Investigação Cultural Mobility & Transfer in Island Contexts – Case Studies e do Projeto TRATUÁRIO.

Percursos para a História da Cultura Madeirense, pretende alargar o debate sobre a complexa relação entre Turismo e Cultura, promovendo a reflexão sobre o modo como o turismo implica e está implicado no sistema cultural de espaços insulares, em especial em casos como o da Madeira, cuja tessitura socioeconómica se tem ancorado fortemente nas indústrias turísticas.

A II Jornada CIERL. Turismo e Culturas Insulares vai abrir com a conferência plenária de Godfrey Baldacchino, Professor de Sociologia da Universidade de Malta e Presidente da International Small Islands Studies Association (ISISA), intitulada “What is so special with Island Tourism?”, seguindo-se diversas sessões de trabalho, abertas à comunidade académica e ao público em geral.

A Comissão Organizadora da II Jornada CIERL pretende que estas sessões de trabalho constituam efetivos exercícios de partilha, debate e (re)construção de conhecimento, tendo por isso definido uma orgânica de trabalho interativa e dinâmica: 15 m de apresentação dos trabalhos propostos + 15 m de discussão dos mesmos, com participação ativa dos restantes investigadores.

A participação na II Jornada CIERL é gratuita, mas exige inscrição prévia, através de formulário próprio disponível em http://www4.uma.pt/cierl/?page_id=3952.