Órgãos de governo próprio da RAM felicitam António Guterres

Geneva, Switzerland / Antonio Guterres, United Nations High Commissioner for Refugees during the press conference after the Sixty-Third Session of the Executive Committee ( EXCOM ) 2012. UNHCR / Jean-Marc Ferré *** Local Caption *** OLD caption  Palais des Nations, Geneva, Switzerland / Antonio Guterres, United Nations High Commissioner for Refugees during the press conference after the Sixty-Third Session of the Executive Committee ( EXCOM ) 2012. UNHCR Photo / Jean-Marc Ferré
 UNHCR Photo / Jean-Marc Ferré

A confirmação da eleição do antigo primeiro-ministro português António Guterres para secretário-geral das Nações Unidas mereceu, por parte das entidades madeirenses, votos de congratulações. O presidente do Governo da Região, Miguel Albuquerque, remeteu uma mensagem de felicitações a Guterres pela sua eleição, em seu nome e no do Governo Regional.

“A sua eleição e o modo como esta decorreu representam um reforço da transparência e um fortalecimento da democracia internacional, que muito nos orgulha. Para o exigente cargo que exercerá, faço votos dos maiores sucessos, pois essa será também a medida do sucesso de um Planeta mais Humano e Solidário”, disse Miguel Albuquerque.

Por seu turno, também o presidente da Assembleia Regional, Tranquada Gomes, se mostrou feliz com a eleição de António Guterres.

“António Guterres é um homem de grande humanismo, de valores, com grande experiência política internacional e facilitador de consensos. É a pessoa certa para, neste mundo atribulado em que vivemos, defender a paz e construir pontes entre povos desavindos”, considerou Tranquada, num comunicado de imprensa.
“Depois do extraordinário desempenho, durante 10 anos, como Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, a sua eleição, pelo Conselho de Segurança da ONU para Secretário-geral da mesma, sem votos contra, é o reconhecimento internacional das suas qualidades, da sua fé e esperança num mundo melhor, o que muito honra o nosso País e os portugueses”, conclui o presidente da ALRAM.