Colocado! Pedro Prada é caloiro de Direito na Católica porque quer qualidade de ensino

pedro1
Praxados mas orgulhosos de frequentarem a Universidade Católica Portuguesa.

Na azáfama do arranque do ano letivo, há um lado que passa quase despercebido para as centenas de estudantes que retomam as aulas no ensino secundário na Madeira: as muitas dezenas de colegas que fizeram as malas e viajaram até ao Continente para prosseguirem os estudos na universidade. Uma nova etapa rumo à conquista do “canudo”, cheia de sonhos e incertezas. Uma prova de fogo para os jovens e as famílias.

Após o desafio dos exames nacionais, saíram os resultados de acesso ao ensino superior. A palavra mágica é, claro está, “colocado”. José Pedro Prada seguiu outro percurso, tendo optado por estudar Direito, na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.
pedro-2
O convívio através de atividades lúdicas para assegurar uma boa integração.

Uma opção pelo ensino universitário privado, em nome da qualidade, com um funcionamento distinto da universidade pública. Desde logo, a partir das praxes, que se revestem de uma dimensão social, de solidariedade e de fraternidade.

O José Pedro Prada, que foi o presidente da comissão de finalistas da Escola Secundária de Jaime Moniz no último ano letivo, já está em “modo” estudo intensivo, como soi dizer-se junto dos jovens que adoram as redes sociais. As aulas na Católica começaram a 7 de setembro e ocupam todo o dia.
Caloiro como é, a sua missão foi passar por uma empresa que recolhe comida pelos restaurantes – “ReFood” – para distribuir pelos sem abrigo da cidade. Uma missão vista com agrado quer pelos alunos quer pela comunidade, bem distante das praxes violentas e humilhantes.
O FN pediu um pequeno testemunho deste jovem, num intervalo do estudos, que reproduzimos de seguida.
pedro-3
O acolhimento aos caloiros.

“Novo ano, uma nova experiência, tanto na minha vida de estudante como pessoal. Estar numa Faculdade em que o mais importante é a qualidade do serviço prestado aos alunos e não a “quantidade” também ajuda e muito…

Estudar na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa tem sido uma grande experiência até ao momento. O facto de realizarem atividades fora da escola nos primeiros dias para nos fazerem unir enquanto grupo é importantíssimo, pois muitos de nós chegámos sozinhos e as amizades são fundamentais para o sucesso.
A UCP não é igual às outras universidades. Em vez dos caloiros gastarem o seu tempo em semanas e mais semanas de praxe, dedicamos um dia à praxe dita “normal” e um outro dia à praxe solidária. Este ano a praxe solidária foi na ReFood, empresa que aproveita comida deitada fora pelos restaurantes, para alimentar quem mais necessita.
Agora é responder a este desafio, procurando fazer sempre o melhor”.
praxe
Praxe solidária no Restaurante “Refood”.