Lino Pita poderá ser o candidato autárquico do PSD na Ponta do Sol

lino-pita
Rui Marques não esconde que gostaria de ver Lino Pita suceder-lhe na presidência da Câmara da Ponta do Sol. Foto DR

Lino Horácio Rocha Pita. Poderá ser este o nome proposto pelo PSD para a Câmara Municipal da Ponta do Sol, nas Autárquicas de 2017.

Lino Pita é o atual presidente da Junta de Freguesia dos Canhas e, segundo conseguimos apurar, reúne o perfil para suceder a Rui Marques que já não se pode candidatar por limite de mandatos.

Que perfil? É jovem, é engenheiro técnico civil (é trabalhador dos quadros da Câmara da Ponta do Sol) e, mais importante, já ganhou eleições.

Sempre que tem oportunidade, Rui Marques não se cansa de o elogiar publicamente, como aconteceu recentemente no dia do concelho da Ponta do sol.

Nas últimas eleições Autárquicas, a 29 de Setembro de 2013, Lino Pita foi eleito presidente da Junta de Freguesia dos Canhas com 46,46% dos votos contra 22,76% do PS, 15,34% do CDS e 8,72% do Movimento pela Ponta do Sol.

lino-pita2Mas a Ponta do Sol é um daqueles casos em que os resquícios do passado laranja podem não estar sanados.

É preciso lembrar que, em finais de 2014/2015, na ‘guerra’ da sucessão interna PSD pós-Jardim, o ‘delfim’ filho da terra, Manuel António Correia ganhou na Ponta do Sol ao atual presidente do PSD-M, Miguel Albuquerque.

Concretamente na freguesia dos Canhas, Manuel António Correia obteve 124 votos, contra 91 de Miguel Albuquerque.

Rui Marques era um apoiante de Manuel António Correia. Lino Pita esteve com Rui Marques desde a primeira hora.

Por outro lado, sabe-se que a linha ‘miguelista’, na Ponta do Sol, lançou outro nome, o advogado Virgílio Ganança.

Ele que foi, inclusive, suplente na listas de deputados à Assembleia da República.

Mas um outro nome poderá entrar nas contas do PSD. Trata-se do arquiteto Gualberto Fernandes, atual deputado do PSD-M na Assembleia Regional.