Diogo Nóbrega e Érica Melim vencem Triatlo de Machico

diogo-nobrega
Diogo Nóbrega

Diogo Nóbrega e Érica Melim voltaram aos triunfos no  “XIII Triatlo Cidade de Machico”, disputado na manhã do passado sábado, dia 10 de Setembro.
Esta tradicional competição do triatlo regional esteve uma vez mais inserida nos Campeonatos Regionais de Triatlo – Powerade 2016, sendo a 15ª Etapa dos Campeonatos Regionais Absolutos e a 12ª Etapa dos Campeonatos Regionais e Clubes Jovens, contando com a presença de mais de uma centena de atletas.
Iniciando-se o programa competitivo pela prova principal, onde aí se incluíram cerca de metade dos inscritos, pôde verificar-se diferentes estratégias de corrida das provas anteriores.

podio-geral
Em masculinos, Diogo Nóbrega (ACD Jardim da Serra) nadou colado a Pedro Velosa (CF Andorinha), mas viu-se obrigado a um esforço suplementar no segmento de ciclismo de forma a “descolar” a concorrência, sabendo de antemão que Pedro Velosa pelos resultados alcançados em provas nacionais estava a atravessar um bom momento de forma e do quão conveniente era levar uma vantagem para a corrida final que lhe permitisse alguma gestão.
Entrando para a corrida final com uma vantagem considerável tendo em consideração a distância da prova, Diogo Nóbrega acabou por vencer a competição, deixando em 2º lugar Bruno Freitas (Ludens de Machico/Máxima Dinâmica) que beneficiou em parte da ofensiva de Diogo, e desta forma, mesmo com uma prova mais controlada ainda conseguir superiorizar-se a Pedro Velosa, ele que acabaria no final por completar o pódio masculino.
No sector feminino, Érica Melim (Ludens de Machico/Máxima Dinâmica) não teve dificuldades de maior em levar de vencida mais uma competição, sobre Vanessa Andrade (CD Escola de Santana) e Joana Velosa (GD Corticeiras) que completaram o pódio por esta ordem e sem que durante a prova existisse alguma alteração.
Em estafetas, vitória para a estafeta ACD Jardim da Serra 01 (João Pedro Sousa / Filipe Belo) sobre a estafeta Ferro Competições 01  (Henrique Ferro / Alcídio Ferro / Belarmino Neves) e Ferro Competições 02 (Pedro Sequeira / Diogo Faria / Fernando Faria).
Volvida a prova principal, havia lugar às provas jovens, com o “ VII Triatlo Jovem de Machico“, competição que representava um regresso desta vertente Triatlo ao Concelho, após 3 edições de Aquatlos, 1 deles de caris nacional.
Em termos competitivos vitórias tiradas a “ papel químico “ da prova anterior em que os vencedores de todas as competições jovens acabaram por ser repetentes nesse êxito.
A dupla do Ludens Machico, Simão Carvalho e Matilde Olival, venceu no escalão de Benjamins, em Infantis domínio do ACD Jardim da Serra com as vitórias de Gonçalo Santos e Bruna Belo, nos Iniciados, João Marote ( Ludens de Machico ) e Inês Teixeira ( CF Andorinha ) mostraram novamente a sua suprioridade com novo triunfo, o mesmo repetindo-se em Juvenis, para Pedro Sousa (CF Andorinha) e Mariana Vargem (Ludens de Machico).
Referência também para José Manuel Mendonça (Ludens de Machico), atleta portador de deficiência mas que não o impossibilita de concluir as provas na distância Super-Sprint a um nível bem satisfatório e motivador para todos os interveniente nesta modalidade. Esta foi mais uma prova concluída por ele com sucesso.
Coletivamente os clubes mais vitoriosos foram o Ludens de Machico/Máxima Dinâmica que somou vitórias em Clubes e Clubes Jovens Masculinos, enquanto que o CF Andorinha voltou a ser o clube mais forte nos Clubes Jovens Femininos.
A ARTM como entidade organizadora desta competição agradece o apoio de várias entidades publicas, em especial à Câmara Municipal de Machico, AMDpt e, SER – DRJD. A organização registou igualmente o forte apoio, das seguintes empresas e entidades: Autozapecar; Europcar; Coca-Cola Iberian Partners; MZ-Bike e Clinica Dentária do Fórum Machico.
Próxima competição será um regresso à serra para conclusão do Campeonato Regional de Duatlo BTT, com a realização do “ VI Duatlo / Duatlo Jovem BTT do Funchal”, a 25 de Setembro no Chão da Lagoa.