Doze arraiais na Madeira no dia onze

festinhas
O segundo domingo de Setembro, próximo dia 11, é assinalado na Madeira com a realização de festas religiosas em doze paróquias, todas elas com animação nos adros e arredores.
No Caniço vai decorrer uma das festas mais conhecidas da Madeira. É em louvor da Nossa Senhora do Livramento e já foi um dos grandes arraiais da nossa terra prolongando-se a animação durante toda a noite de sábado para domingo.
Sem o fulgor de épocas aquela festa ainda movimenta muitas pessoas.
A Quinta Grande celebrará a sua padroeira: Nossa Senhora dos Remédios, outra das festas que se incluem nas que mais gente atrai.
A festa do Imaculado Coração de Maria, padroeiro da paróquia da Fajã do Penedo, na freguesia da Boaventura, vai realizar-se no próximo domingo.
O arraial será animado com diversos artistas regionais sendo a festa também motivo de convívio de muitos emigrantes que nesta época se encontram de férias na Madeira.
Nossa Senhora da Natividade é a padroeira da paróquia do Faial.
A festa litúrgica tem lugar a 8 de Setembro, dia em que a Igreja assinala o nascimento de Nossa Senhora.
No Faial a festa é celebrada no domingo a seguir a esta data, este ano no dia 11.
Haverá muita animação nesta festa com atuações de diversos artistas.
A paróquia das Achadas da Cruz vai celebrar a festa de Nossa Senhora do Livramento, que é a padroeira daquela comunidade madeirense.
Tal como nas outras freguesias também ali a animação será uma realidade.
A paróquia do Livramento, no Funchal, vai celebrar as suas duas principais festas no próximo fim-de-semana: no sábado em honra de Nossa Senhora do Livramento e no domingo louvando o Santíssimo Sacramento.
Na capela do Bom Sucesso situada no alto do Lombo da Estrela, na paróquia de São Francisco Xavier, freguesia da Calheta vai decorrer a festa de Nossa Senhora do Bom Sucesso.
A capela do Bom Sucesso foi edificada no ano de 1683 por Lourenço da Costa. É uma capela simples, possuindo uma tela alusiva a Nossa Senhora do Bom Sucesso e uma bonita imagem de Nossa Senhora com o Menino do séc. XVIII.  É uma imagem com muita devoção popular, prova-o as avultadas ofertas em ouro.
A solenidade do Santíssimo Sacramento vai ter lugar na igreja de Santa Cecília, uma das paróquias da freguesia de Câmara de Lobos
Na capela do Mosteiro das Irmãs Clarissas, no sítio do Lombo dos Aguiares, em Santo António, será celebrada a festa do Senhor da Paciência.
Também no próximo domingo vai ser celebrada a festa de Nossa Senhora da Vitória na capela com esta invocação localizada na Ponte dos Socorridos, paróquia da Vitória – Santa Rita, na freguesia de São Martinho.
A paróquia do Loreto, que no dia 8 de setembro festeja Nossa Senhora do Loreto, a padroeira daquela comunidade da freguesia do Arco da Calheta, vai celebrar Santo Antão um santo que tem muitos devotos naquela localidade, em especial por parte dos agricultores.
No sítio da Pereira, freguesia de Santo António da Serra, existe a capela de Nossa Senhora da Saúde, junto à Escola Arendrup, orientada pela Congregação das Irmãs de Nossa Senhora das Vitórias.
Aquela capela situa-se no edifício onde viveu Madre Mary Jane Wilson, a fundadora daquela congregação.
A festa que ali se realiza no segundo domingo de Setembro é conhecida como «festa da Pereira» devido ao nome do sítio.
Agora é só escolher uma ou mais festas e divertir-se mantendo a tradição.