Vai um Vinho Madeira? Festa das Vindimas é hoje inaugurada da Placa Central à Praça do Povo

vindima1
A Festa vai desde a Placa Central até à Praça do Povo. Fotos Rui Marote.

Com Rui Marote

A Festa das Vindimas, na cidade, é esta tarde inaugurada pelo presidente do Governo Regional e demais entidades, atendendo ao importante cartaz turístico para a Madeira que é o evento.

Há menos uvas este ano, o tempo não facilitou a vida aos produtores, mas há sempre motivo para a festa. Um dado novo: este ano, a festa decorre na Placa Central, onde é tradição, mas também na Praça do Povo, a exemplo do que aconteceu com a Festa da Flor. Um perímetro maior para o arraial que presta homenagem às uvas e aos produtores.

Na Praça do Povo, a festa promete. Os produtores terão os seus pavilhões com os respetivos stands a mostrar ao público os principais vinhos de exportação. Estão previstas provas de Vinho Madeira.

A cidade ganha assim um novo colorido, o do lilás, nem mais nem menos do que em homenagem às uvas.

No cais do Funchal, junto à Praça do Povo, as bandeiras alusivas à Festa das Vindimas estão içadas como chamariz para o turismo.

Provas de vinho, folclore, workshops e, em meados de setembro, a vindima ao vivo no Estreito de Câmara de Lobos. Uma forma de mostrar as tradições locais e cativar o turista à Madeira.