Estepilha! Ainda há contas por regularizar com os agricultores da cana sacarina

canan2
Foto in geia-deusaterra.blogspot.com

O Estepilha admira os agricultores e todos os agentes que ainda investem na produção tradicional da cana sacarina. Garante a tradição e a sobrevivência económica de dezenas e dezenas de famílias. Mas este ano, as contas parecem andar do avesso. Há produtores que ainda esperam pelo pagamento do Governo Regional da produção deste ano. Será normal?

Conta quem cultiva a terra que, a tradição tem sido esta: em abril cai a cana nos engenhos, maio é de laboração e junho é tempo de fechar os engenhos e acertar contas com os produtores. Todos ficavam bem servidos neste trabalho.

Acontece que já corre 31 de agosto e os produtores dizem que aguardam ainda pelo pagamento do Governo da cana e…ainda nada.

O Estepilha bem sabe que os incêndios e a necessidade de acudir aos mais aflitos têm baralhado os governantes e consumido as parcas verbas dos orçamentos. Mas há dinheiros comunitários previstos para estas produções tradicionais.

Mas não só: o Estepilha foi ainda elucidado de que há ainda quem não tivesse recebido o prémio do agricultor relativo ao ano passado.

É caso para dizer que estas contas têm de ser refeitas e repostas. No meio de tudo, o Estepilha sabe que pode haver aqui e acolá uma ponta de malediciência contra quem manda. Mas quando os agricultores estão dispostos a dar cara pelas suas lutas, então há algo que não bate certo.Quem sabe se a abertura ao diálogo com todos os agentes e o inevitável assumir de compromissos não colocaria termo a tanto falatório e a outros rastilhos?