Já começaram as corridas à Quinta Vigia

corridas
Ilustração de José Alves.

Ainda estamos bem distante das eleições legislativas regionais para disputar o poder na Quinta Vigia. Primeiro virá a prova dos nove para as Eleições Autárquicas, já no próximo ano. Mas o Estepilha continua a ser alertado para o facto de a maratona rumo ao poder regional estar já a ser calculadamente disputada por duas incontornáveis figuras: o atual presidente do Governo Regional que joga na recandidatura, e o também atual presidente da Câmara Municipal do Funchal que quer voar do Largo do Município para a Quinta Vigia.

Com que munições se joga esta guerra surda pelo poder? O Estepilha foi elucidado: tudo se trava no tabuleiro do protagonismo  nos Media, a ver quem chega primeiro às coisas e aos lugares. Dão-nos como exemplo a descoordenação entre a Câmara e o Governo no duro e terrível combate aos incêndios. Sentarem-se na mesma mesa? Deixar falar apenas o representante do poder regional legitimado nas urnas? Seria dar demasiada visibilidade a Albuquerque e Cafôfo não dorme.  Lá do alto das Angústias, a coisa foi bem gerida? Os eleitores, a seu tempo, o dirão.

O Estepilha vai acompanhar estes corredores de fundo. Até ao dia “D”, muita água correrá debaixo da ponte e muita conversa de bastidor vai ser urdida, claro está, como nada se estivesse a passar. Afinal, a política é dos palcos mais apetecidos e quando se torna uma carreira a dependência é ainda mais vital.