Grupos de vários países na XIII Semana Europeia de Folclore

jmo1117.jpg
Danilo Fernandes, presidente do Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova

Foi hoje apresentada, no Centro Cívico de Santa Maria Maior, a XIII Semana Europeia de Folclore, que se prevê a realização de diversos espectáculos no auditório do Jardim Municipal do Funchal. A 28 de Agosto, às 21 horas, o Grupo de Pauliteiros de Malhadas, Miranda do Douro, será o primeiro a actuar, sendo seguido por grupos de outros países, nomeadamente o Danaj Folk Ensemble, da República Checa, e a Academia de Proyecciones Folkloricas Esplendor y Cultura de Panamá.
Segunda-feira, no mesmo local, actua o Rancho Folclórico da Correlhã, Ponte Lima, também a partir das 21 horas.  Às 21h40, será a vez do Grupo Folclórico “Fontes da Nossa Ilha”, dos Açores. E às 22h20 apresenta-se o Grupo dos Sargaceiros da Casa do Povo de Apúlia, Esposende
Já a 30 de Agosto, terça-feira, actuarão a Associação Grupo de Folclore da Calheta, Madeira
o Grupo de Pauliteiros de Malhadas, Miranda do Douro, e o grupo folclórico Podmoskovnye Vechera, da Rússia.

jmo1124.jpg
A 31 de Agosto, quarta-feira, o palco do Jardim Municipal enche-se com o Grupo Danças em Transição ( convidando a todos a vir aprender danças do mundo);  às 21h00 actua novamente o Podmoskovnye Vechera, da Rússia; e às 21h40, o Grupo Regional de Moreira da Maia. A noite encerra com o Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova, Madeira
Já no dia 1 de Setembro, no Centro Cívico de Santa Maria Maior, actua este mesmo grupo pelas 21 horas, o Grupo Regional de Moreira da Maia, meia hora mais tarde, e, às dez hors, o já supracitada grupo de danças e cantares russos. A  apresentação destes eventos será multilingue (Português, Inglês e Francês) e protagonizada poor Carlos Pereira e Ivone Fernandes.
A organização desta iniciativa internacional é do Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova, e integra-se na Festa do Vinho Madeira 2016 – Direcção Regional de Turismo.