Agricultores de São Vicente desesperam pela água de rega e protestam com abaixo-assinado

levada1
Este é o estado atual da Ribeira Grande, podendo ver-se o tubo que foi destruído e que nunca foi recuperado. Fotos DR

Foi entregue um abaixo-assinado na Câmara Municipal de Vicente devido ao mau funcionamento da Levada do Cascalho que está a privar grande parte dos regantes da respetiva água, essencial aos terrenos agrícolas.

Há largos meses que o assunto tem sido exposto e reclamado junto da Câmara Municipal de São Vicente e de elementos do Governo Regional com a tutela desta área. Mas parece não constituir um problema prioritário para quem governa, apesar das promessas eleitorais e das fortes ligações deste Governo a São Vicente. Os agricultores dizem-se “ignorados” por autarcas e governantes.

Como a inércia prevalece e os agricultores ficam sem a água que se vai perdendo arribas abaixo até ao mar, a solução foi partir para um abaixo-assinado, de 3 folhas, e o alerta dado ao FN.

levada2Albino Teixeira Francisco tem uma empresa agrícola ligada à agricultura biológica e, em nome dos agricultores lesados, alerta para o problema. Explica que está em causa a Levada do Cascalho que traz água da Ribeira Grande, que precisa urgentemente de ser recuperada. Na Achada do Til, onde se espera a água, pouco chega.

Após os trágicos acontecimentos em São Vicente, há quatro anos, fizeram-se trabalhos de recuperação na Ribeira Grande para garantir a normalidade no escoamento da água de rega aos agricultores.

levada4Mas, segundo Albino Francisco, a sistemática queda de pedras e, sobretudo, a retirada de inertes do leito da Ribeira, por parte de uma empresa, tornaram impossível o escoamento normal da água para os regantes. O representante dos levadeiros deixou mesmo de meter a mesma água de sempre neste caudal, usando como alternativa uma outra nascente mas que traz pouca água e que nem sequer chega a metade dos regantes, dada a fraca quantidade. Conclusão: a água principal perde-se ribeira abaixo para o mar, os agricultores veem-se privados dela e ninguém tem pressa de resolver o problema.

levada5

 

Os agricultores dizem-se ainda disponíveis para, caso for necessário, colaborar com mão de obra, nos trabalhos de recuperação da Levada porque querem é uma solução urgente para este problema.