Líder do PS/M lamenta tragédia e estabelece contactos com o Governo da República no auxílio à Madeira

carlos pereira

O líder do PS/M já se posicionou, via facebook, sobre o drama dos incêndios na Região. O FN reproduz a posição de Carlos Pereira.

“É, naturalmente, com grande preocupação que acompanho a onda de incêndios que atinge a nossa Região e o consequente sofrimento com que as populações estão confrontadas. Por isso, não posso deixar de prestar uma profunda e sentida solidariedade a todos os atingidos por esta tragédia e sublinhar um agradecimento a todas as corporações de bombeiros e às forças da protecção civil que, de forma incansável, estão a fazer tudo o que podem para dominar estes infelizes acontecimentos.

Também não hesito em dar uma palavra de apreço a todas as instituições públicas que se envolvem, directa ou indirectamente, na ajuda às populações que muito necessitam nesta hora trágica . A todos os autarcas que veem os seus municípios afectados por incêndios, não posso deixar de prestar a minha sincera solidariedade pessoal e institucional.

Da minha parte, quero declarar que já estabeleci os contactos que se impõem, quer junto do Governo da República, através do Secretário de Estado da Administração Interna, que me informou dos contactos que já estabeleceu com o governo regional, através da senhora secretária Rubina Leal, e que mostrou disponibilidade para colaborar no quadro da solidariedade institucional que se impõe nestas horas dramáticas.

Neste contexto, transmiti, pelos canais adequados, ao Senhor Presidente do Governo Regional esta disponibilidade e a total disponibilidade do PS-M para os contributos e toda a colaboração que se estiverem ao nosso alcance, sendo certo que a observância do respeito da autonomia da protecção civil é fundamental e deve ser sempre esta a determinar e definir os termos e a forma dessa colaboração.

Termino com profundo sentido de esperança numa rápida e eficaz conclusão do combate aos incêndios, mas não apenas. Faço também um apelo para que, no futuro próximo, se estabeleçam as necessárias plataforma de modo a garantir a estratégia e os meios de prevenção e combate adequados à nossa realidade. Há matérias que nos devem convocar a todos para um forte e sincero sentido de responsabilidade de modo a minimizar o sofrimento das populações.

Este, porém, é o momento solidário que nos deve convocar em prol da vida e do bem-estar de todos os madeirenses”.