Capitania desencadeia busca e encontra barco de recreio ‘Oceano’

oceano
Lancha acompanhou ‘Oceano’ até São Lázaro. Fotos Autoridade Marítima

O Subcentro de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal, em articulação com o Capitão do Porto e Comandante Local da Polícia Marítima do Funchal, coordenou hoje uma operação de busca a fim de localizar a embarcação de recreio ‘Oceano’.

O alerta foi recebido por volta das 06h50, com a indicação de que a embarcação estava sem propulsão, não conseguindo regressar a terra.
Oceano1Após confirmação de que a embarcação não tinha regressado ao porto de abrigo, gorado o contacto com a embarcação e tendo presente as condições meteorológicas em vigor, a Marinha empenhou, na costa sul da Madeira, entre o Funchal e as Desertas, uma embarcação salva-vidas da Capitania do Porto do Funchal e uma embarcação do Sanas Madeira.

Em virtude da área de busca ser extensa, foi também solicitado o helicóptero EH-101, do Destacamento Aéreo da Madeira mas acabou por não descolar uma vez que a ‘Oceano’ viria a ser localizada.

Oceano2Efectivamente, o ‘Oceana’ foi localizado pela lancha da Marinha às 10h15, a cerca de 2 milhas náuticas, a sul da Ponta do Garajau com duas pessoas a bordo. Disseram que tinha reparado a avaria.

O regresso ao Varadouro de São Lázaro foi posteriormente efectuado com o acompanhamento da embarcação salva-vidas do Porto do Funchal.

Os dois tripulantes encontravam-se bem de saúde e não necessitaram de cuidados médicos.

A Polícia Marítima tomou conta da ocorrência.