Turistas também mostram falta de civismo nos percursos Queimadas-Caldeirão Verde

cladeirao 2Na sequência do alerta feito pelo FN hoje, sobre a ausência de sanitários públicos nos grandes pontos de caminhada pelas serras da Madeira, como é o caso da Casa do Pico Ruivo e Casa do Sardinha, entre outros, fomos também informados para a falta de civismo de alguns turistas em certos roteiros turísticos serranos, igualmente muito procurados quer por madeirenses quer por forasteiros.

Por razões óbvias, não se identificam os leitores que lançam o alerta, que fica à consideração de quem de direito.

“Vimos alertar para o facto de se verificar uma situação muito semelhante no percurso entre as Queimadas e o Caldeirão Verde, assim como também até ao Caldeirão do Inferno, na sequência da caminha que realizámos no passado sábado.
Neste percurso, não é possível haver instalações sanitárias, mas é vergonhoso o cenário que se observa em cada canto da levada. Nem é preciso ver o papel espalhado a céu aberto, de longe e com a ajuda do calor intenso, sente-se o cheiro intenso e desagradável das fezes humanas, resultado da falta de civismo e higiene de quem faz aquele percurso, num total desrespeito pela natureza e pelos outros.
Para além desta revoltante situação, também vimos muito lixo e beatas de cigarro a poluir a beleza natural do Caldeirão Verde.
Aqui, os turistas não são as vítimas, mas os principais culpados por esta vergonhosa situação.  Este problema tem de ser urgentemente resolvido, é preciso tomar medidas, nem que fosse o pagamento de uma taxa para fazer este percurso e sensibilizar as pessoas, antes de efetuarem as caminhadas, para as faltas de civismo verificadas, de modo a travar aquilo que é claramente uma má imagem para a paisagem da Região.
É preciso tomar medidas drásticas, para não perdermos este percurso tão lindo e que representa a verdadeira beleza das levadas da nossa Ilha”.