PS quer EMIR na costa norte da ilha

ps, emir

Os deputados do PS-Madeira deram entrada, na Assembleia Legislativa Regional, com um projecto de resolução que recomenda ao Governo Regional que instale uma Equipa Médica de Intervenção Rápida (EMIR) na costa norte da Madeira.

Olavo Câmara, deputado e presidente da JS Madeira, autor da iniciativa, considera a medida essencial para salvaguardar a população do Porto Moniz, São Vicente e Santana, que assim conseguem ter um médico a poucos minutos de distância, especialmente, em casos de urgência, refere o PS em comunicado.

O deputado entende ainda que esta é uma forma de esbater a distância entre estes concelhos e o Hospital do Funchal, diminuindo assim o tempo de socorro em casos de acidente.

“Não podemos esquecer que por um minuto se perde uma vida, como por outro se ganha. O Governo Regional deve proporcionar todos os meios disponíveis para garantir a vida de todos e não fechar urgências, como fez no passado”, defende.

Olavo Câmara não perdoa o PSD-Madeira pelo encerramento das urgências, no Porto Moniz, concelho de que é natural. “Não é com o encerramento de urgências, com o funcionamento de bombeiros só por algumas horas, com ambulâncias obsoletas e com poucos meios humanos que se salvaguarda a população ou se cria condições para aumentar o turismo, que, cada vez mais, tem em conta a segurança como um factor decisivo na escolha do local de férias”.

Por seu turno, o deputado lembra o trabalho realizado por algumas Câmaras, em matéria de segurança e de prevenção, destacando a do Porto Moniz, governada pelo socialista Emanuel Câmara.