Sérgio Marques ausculta queixas da comunidade madeirense em Maracaibo

sergio-marques

O secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, Sérgio Marques jantou ontem com a Comunidade Madeirense  em Maracaibo, no âmbito da sua visita à Venezuela, por ocasião das celebrações do dia da Região.

Da parte dos nossos conterrâneos ali emigrados, refere uma nota de imprensa do seu gabinete, ouviu palavras de desagrado relativamente ao sinal da RTP – Internacional, que estará a ser recebido em mau estado. Marques comprometeu-se a discutir o assunto com a administração da RTP, assim que regresse a Portugal.

Nesse jantar encontrou-se com primeiras, segundas e terceiras gerações de emigrantes, constatando a proximidade que os madeirenses e seus descendentes ainda mantêm com Portugal e com a Madeira, em particular.

Encontrou-se igualmente com empresários que lhe transmitiram as suas preocupações relativamente à situação do país.

Estes madeirenses, informa a Secretaria, verbalizarem a Sérgio Marques a visão de um país em situação particularmente difícil, que se repercute na comunidade, em particular dos portugueses que têm pequenos negócios. Exemplo disso são “Padarias sem farinha”, como foi na ocasião afirmado… Muitos negócios estão encerrados ou parcialmente encerrados. O sentimento da comunidade é, contudo, de resistir. Existe uma grande esperança que a situação possa evoluir positivamente no curto prazo. Os líderes da Comunidade de Maracaibo apostam na resiliência da comunidade madeirense, habituada a ultrapassar as tormentas que a vida lhes inflige.

O sentimento generalizado é de que as pessoas estão conscientes da pequena dimensão da Madeira, estando a estudar alternativas, principalmente os jovens qualificados, nos países vizinhos. A esperança é de permanência nesses países até que situação na Venezuela normalize, refere ainda o comunicado da Secretaria sob a tutela de Sérgio Marques.

O governante garantiu que a Madeira fará o que estiver ao seu alcance, mas diz não sentir entre a comunidade de emigrantes uma vontade generalizada de regresso.

Sérgio Marques visita hoje a comunidade madeirense na cidade de Barquisimeto, tendo previsto encontros com o Consul Honorário na Região de Lara, uma visita ao Centro Luso – larense e almoço no Madeira Atlântico Club.