Teófilo Cunha assegura que projecto da reserva da Biosfera continua em Santana

teofilo cunha 4

O presidente da Câmara Municipal de Santana, Teófilo Cunha, foi hoje ouvido na 3ª Comissão da Assembleia Legislativa da Madeira, a propósito do projecto Biosfera. Na circunstância, o autarca afirmou que o galardão está assegurado e denunciou “interesses de grupo e lobbies” que nada têm a ver com o mesmo.

A presença do autarca na Assembleia foi motivada por afirmações recentes do biólogo Domingos Abreu, afirmando que Santana faltou a reuniões de reservas da Biosfera e poderia perder o galardão.

“Não está em causa, nem está em perigo, a perda do galardão da reserva da Biosfera”, assegurou Teófilo Cunha, dizendo possuir dados fornecidos pela UNESCO que demonstram que essa situação não se põe, nem se colocou alguma vez durante o mandato do presente executivo camarário.

“Há por aí algum interesse, e alguma neblina, numa altura anterior a eleições autárquicas, que é preciso desmistificar e olhar por cima da mesma. Há interesses económicos, por detrás dessa mesma neblina, que estão devidamente identificados”, referiu.

Em relação ao galardão da reserva da Biosfera, afirmou que a Câmara Municipal de Santana continuará a acarinhar o projecto, dando-lhe o devido acompanhamento em termos técnicos e obrigatórios do caderno de encargos que assinou em 2011. “Uma coisa nos distingue em relação ao anterior executivo: nós preferimos usar uma política e uma publicidade da reserva da Biosfera num estilo menos espalhafatoso”, considerou.

Teófilo Cunha deixou entrever que se dava a ideia de que com esta reserva viriam fundos europeus de milhões, mas o que é certo é que até agora esses milhões não chegaram.

O edil disse que a CMS tem parcerias com outras entidades para candidatar-se a fundos comunitários “na área da investigação, da sustentabilidade, daquilo que são as nossas obrigações para com a UNESCO”, mas sublinhou que não entra em “loucuras”, pois isso “não é forma de continuar em relação ao projecto, nem é a nossa forma de estar”.

Referiu, por outro lado, que a CMS está disposta a colaborar com todos, já tendo solicitado apoio ao Governo Regional e o mesmo respondido positivamente para trabalhar conjuntamente no projecto da Biosfera, “que obriga a ter pessoas com formação e know how, que a CMS não tem”, sendo nesse sentido que a Secretaria Regional do Ambiente dos Recursos Naturais pode colaborar positivamente, algo que satisfaz a edilidade, que agradece.

Teófilo garantiu que o projecto da Biosfera vai, pois, andar para a frente, mas de uma forma gradual e com os pés bem assentes na terra, sem grandes “discursos panfletários e publicidade enganosa”.

“Ao contrário do que foi dito por um conhecido responsável regional”, assegurou, não há nenhuma posição assumida pela UNESCO nem pela entidade que gere as reservas da Biosfera de que Santana vai perder a reserva da Biosfera. “Isso é falso e temos documentos que provam o contrário”, insistiu.