Festival do fogo encerra desenhando os céus de magia e brilho

SONY DSC
Fotos Rui Marote.

Com Rui Marote

A noite de ontem não podia terminar da melhor forma: vitória suada de Portugal contra a Croácia e, de imediato, um espetáculo pirotécnico de encantar a vista e a alma com o encerramento do Festival do Atlântico 2016.

Este espetáculo extraconcurso de encerramento esteve nas mãos da empresa portuguesa HC & Filhos, com o tema “Brilhos”. E foi mesmo pôr o céu a brilhar cheio de cor e criatividade, ao longo de cerca de 20 minutos, a partir do  molhe da Pontinha.

SONY DSC

Após o show de fogo de artifício e música, teve lugar a cerimónia de entrega do Prémio ao vencedor do Concurso Internacional que foi recuperado, este ano, depois de seis anos de ausência. Uma cerimónia que teve lugar na Praça do Povo.

Satisfeito com os resultados alcançados nesta edição, o Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura, admite que este evento ainda «apresenta um forte potencial de crescimento», sublinhando a forte adesão da população, residente e visitante, a esta e as várias iniciativas que foram desenvolvidas, durante o mês de junho, enquadradas no mesmo.

SONY DSC

Eduardo Jesus destaca ainda a importância da recuperação do Concurso Internacional: «a realização de espetáculos assentes noutras tradições e costumes conseguiu imprimir, a este Festival, uma conotação cultural que resultou e que nos parece importante, sobretudo na fundamental associação que se deseja promover e valorizar entre o Turismo e a Cultura. Por outro lado, confere-lhe uma visibilidade internacional muito mais alargada e eficaz junto dos países envolvidos, o que, naturalmente, é positivo».

Para o governante, «o Festival do Atlântico tem vindo a cumprir o seu objetivo e revela-se um bom exemplo no que concerne à criação de atrações que contribuam para a maior notoriedade do destino, ao longo de todo o ano. Na verdade, este evento tem vindo a despertar o interesse crescente dos turistas que, nesta altura, têm disponibilidade para viajar e que encontram, neste cartaz, uma importante motivação».

Recorde-se que, nesta edição, o Festival do Atlântico contou com a participação de três concorrentes estrangeiros, Ucrânia, Itália e China.