
A presidente do Grupo de Trabalho para o Turismo, Cláudia Monteiro de Aguiar organizou esta semana no Parlamento Europeu, em parceria com a Eurodeputada Romena, Claudia Tapardel, uma Mesa Redonda para debater os Desafios e as Oportunidades para o Turismo Costeiro e Marítimo.
Este debate contou com a participação de Christos Economou, Representante da Comissão Europeia para o Turismo Marítimo e Costeiro, Nuno Jesus, Representante da Secretaria Regional Economia, Turismo e Cultura da Madeira, Roxana Almasan, do Instituto Balnear Romeno, Marco Digioia, Director da Associação Internacional de Cruzeiros Marítimos, e Ewa Tomaczuk, Conselheira para a Indústria Náutica Europeia.
Cláudia Monteiro de Aguiar na abertura do debate mencionou a “ importância deste segmento de Turismo para destinos insulares, como a Região da Madeira, com um peso significativo em termos económicos e as potencialidades que promove em termos de desenvolvimento das regiões” destacando ainda “ os desafios existentes como as ligações marítimas e a melhoria das infraestruturas portuárias e das marinas, a criação de produtos e serviços para os turistas de cruzeiros, a promoção dos desportos náuticos e a necessidade de coordenação deste segmento com outros, como o turismo de saúde e bem-estar e cultural”.
A Comissão Europeia apresentou o balanço das 14 acções, que fazem parte da Estratégia para o Turismo Costeiro e Marítimo, referindo “ a importância do diálogo pan-europeu entre destinos, regiões, as administrações portuárias, as marinas, as associações do sector, as empresas e o papel que as Regiões devem assumir na concretização destas acções.”
Em representação do Governo Regional da Madeira, Nuno Jesus destacou “a importância do sector dos cruzeiros para a economia da Madeira” tendo apresentado diversos indicadores estatísticos e económicos que provam o crescimento e consolidação deste mercado, bem como a redução da sazonalidade que há muito o caracteriza. Foi ainda apontado como factor de inovação e diversificação do turismo marítimo “o restabelecimento de uma linha ferry ao continente português, um objetivo do governo regional que visa também servir a população residente.”
A Associação Internacional de Cruzeiros Marítimos reforçou a importância dos cruzeiros para destinos, enaltecendo as boas práticas da Madeira, sublinhando que é fulcral “ mais diálogo entre o sector público e privado, melhoria das infraestruturas de recepção de navios, necessidade de aliviar e não criar taxas portuárias excessivas, criar condições adequadas de desembarque e produtos e serviços que garantam uma ligação do turista ao interior do destino”.
Por último a Conselheira para a Indústria Náutica destacou “ o potencial económico e social do Turismo náutico para as Regiões” sublinhando a “necessidade de os destinos náuticos criarem um ambiente favorável nas marinas, dando o exemplo de Itália que isenta de IVA as embarcações recreativas que visitam as marinas Italianas”.
Nas conclusões Cláudia Monteiro de Aguiar reafirma “a importância destes diálogos entre o sector privado, os decisores políticos e todos os que se envolvem directa e indirectamente no sector e voltou a mencionar a sua proposta de criação de uma Conferência anual de Alto Nível com as Regiões e Estados Marítimos para o estabelecimento de uma estratégia a longo-prazo e propõe a Região Autónoma da Madeira para acolher a 1ª Conferência”.