Nefrologia realiza primeira consulta pré-transplante por videoconferência

hospitalO Serviço de Nefrologia realizou, hoje, 17 de junho, a primeira consulta de pré-transplante por videoconferência, com a Unidade de Transplantação do Hospital de Santa Cruz.
A iniciativa é inovadora no país e será alargada, brevemente, à Unidade de Transplantação do Hospital de Santa Maria. A realização da consulta através deste meio tem como principal objectivo evitar a deslocação dos doentes às unidades de transplantação do país.
Por ano, o Serviço de Nefrologia do Serviço de Saúde da RAM, E.P.E., indica entre 12 a 14 novos casos de doentes candidatos a transplante renal. Até o dia de hoje, estes doentes eram observados e avaliados em consultas presenciais nas Unidades de Transplantação do país, de 6 em 6 meses até se efectivar o transplante.
A partir de hoje, e com a implementação deste método de avaliação e acompanhamento clínico, os doentes candidatos à transplante só irão se deslocar às unidades de referência apenas uma vez, enquanto aguardam pelo transplante. A inscrição na lista de espera para transplante e as consultas subsequentes serão feitas pela equipa do Serviço de Nefrologia, em articulação direta com as unidades de transplantação, através da realização das consultas de pré-transplante por videoconferência.
Inscritos na lista de espera para um transplante estão 72 doentes da Região Autónoma da Madeira. A nível nacional, um doente espera, em média, 3 anos para realizar o seu transplante. O principal critério para a indicação de doente para transplante reanal é compatibilidade com o órgão, segue-se a idade do doente e o tempo inscrito na lista de espera.
Com a realização da primeira consulta pré-transplante por videoconferência, efetivou-se a inscrição de 3 novos doentes da Região na lista de espera para transplante. Participaram nesta reunião, o diretor de serviço de nefrologia, Gil Silva, o nefrologista, Alves Teixeira, os profissionais de enfermagem, Luís Miguel Fernandes (enfermeiro chefe) e Esmeralda Martins. Da Unidade de Transplantação do Hospital de Santa Cruz participou o seu coordenador, André Weigert