Funchal no XIV Congresso Internacional das Cidades Educadoras

/LC/ Congresso Internacional das Cidades Educadoras1

O Funchal foi uma das cidades selecionadas para partilhar a sua experiência no XIV Congresso Internacional das Cidades Educadoras, que termina hoje na cidade de Rosário, na Argentina.

Os vereadores Madalena Sacramento Nunes e Miguel Silva Gouveia representaram o Município neste evento que reuniu cerca de 1500 participantes, provenientes de 473 municípios e 36 países de todos os continentes. A temática foi “Cidades, Territórios de Convivência”, tendo-se debatido três desafios-chave: (1) construir as cidades, (2) habitar as cidades e (3) igualdade nas cidades.

Congresso Internacional das Cidades Educadoras2

A comprovar a visão do Funchal como Cidade Educadora está o facto de todas as iniciativas do Município candidatadas ao Congresso terem sido aceites pela Associação Internacional de Cidades Educadoras, nomeadamente os projetos “Bairro a Brilhar, todos a limpar”, “Atividade física, saúde e bem-estar para a população menos jovem” e o “Mexe-te E5G, programa de formação profissional em contexto de trabalho”, sendo que este último foi objeto de apresentação formal ao Congresso.

Madalena Nunes, Vereadora com o pelouro da Educação, considerou que “a presença da cidade do Funchal nesta rede de cidades ilustra o compromisso com o desenvolvimento social e cultural, recentrando a política nas pessoas. Não somos uma cidade educadora porque já atingimos a excelência em todos os indicadores. Somos uma cidade educadora porque planificamos a cidade e trabalhamos todos os dias para atingir esse patamar de excelência e é reconfortante sentir o reconhecimento dos nossos pares.”